Filmes

Diretor explica beijo gay em Star Wars 9

O diretor de Star Wars: A Ascensão Skywalker, J.J. Abrams, defendeu que o beijo entre duas mulheres no final comemorativo do filme foi uma maneira explícita de expressar uma mensagem de que “Star Wars é para todos nós”.

Em Star Wars: A Ascensão Skywalker, depois que Rey (Daisy Ridley) derrota Palpatine (Ian McDiarmid) e as forças da Resistência derrubam sua frota de Sith apelidada de Ordem Final, um retorno à base da Resistência em Ajan Kloss mostra a comandante Larma D’Acy (Amanda Lawrence) beijando uma piloto.

Embora D’Acy não seja a primeira personagem lésbica em Star Wars ou a primeira personagem mostrada como parte de um relacionamento gay, a cena marcou o primeiro beijo do mesmo sexo na franquia em live-action.

“Parecia que, nessa única cena de comemoração, era uma oportunidade de mostrar um beijo entre pessoas do mesmo sexo sem fazer muito barulho”, disse o diretor ao Movie Zine.

“Parte de toda a experiência foi ver um casal do mesmo sexo tendo um momento que dizia explicitamente nesta galáxia: todo mundo está lá e é bem-vindo. Não importa sua orientação sexual, sua raça, sua espécie, se você é orgânico, se é sintético. Star Wars é para todos.”

Representatividade em Star Wars

Abrams continuou: “E sabendo que não havia uma representação como essa, ela não exclui ninguém. Isso apenas mostra que Star Wars é para todos nós.”

Questionado sobre sua responsabilidade de apoiar a diversidade como cineasta, Abrams expressou sua crença de que “deve ser responsabilidade de todo cineasta não apenas representar o mundo como ele existe o máximo possível em cena, sempre que possível, mas também atrás das câmeras”.

“Tivemos uma extraordinária diretora de segunda unidade, uma mulher afro-americana, e foi a primeira vez que uma mulher negra fez esse trabalho. E isso foi tão importante para mim quanto ter um elenco de todas as partes do mundo. Tenho muito orgulho não somente do que é mostrado na frente da câmera, mas do que há atrás das câmeras também. Se trata de dar oportunidades a pessoas que nunca tiveram uma chance.”

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.