A trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan existe em grande parte em seu próprio universo, mas sua parte final, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012, contém um rápido aceno para um dos maiores vilões do Batman – que mais tarde apareceu em Esquadrão Suicida.

Nolan é conhecido por retrabalhar os personagens em seus filmes do Batman, arrancando o estilo cômico do programa de televisão dos anos 60 e colorido dos filmes de Joel Schumacher. Isso deixou pouco espaço para os membros mais extravagantes da galeria de bandidos de Batman, e é por isso que o público nunca viu uma interpretação de Nolan de Hera Venenosa ou Cara de Barro.

Embora ele estivesse mais interessado em uma Gotham humanizada, Nolan nunca negou uma referência ao maior cânone do Batman. O vilão Victor Zsasz apareceu em Batman Begins, e pouco antes de John Blake, de Joseph Gordon-Levitt, receber as chaves da Batcaverna em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, seu nome legal era Robin.


O mesmo filme também contém uma fala descartável que aborda a existência de um vilão que não seria visto em live-action até o Esquadrão Suicida de 2016.

Depois que o comissário de polícia Jim Gordon (Gary Oldman) é ferido nos esgotos de Gotham, Blake aparece na mansão de Bruce Wayne para pedir ajuda. Ele sabe que Wayne (Christian Bale) já foi o protetor silencioso da cidade e acredita que é hora de Batman voltar.

Este não era seu primeiro plano, no entanto. Antes de confrontar Wayne, ele contou a seus comandantes sobre o problema nos esgotos de Gotham.

A resposta deles, segundo Blake: “Eles me perguntaram se ele viu jacarés gigantes.”

Vilão dos quadrinhos do Batman

Esta observação superficial dos superiores do departamento de polícia de Gotham é uma referência clara a Crocodilo, que foi introduzido pela primeira vez nos quadrinhos do Batman no início dos anos 80. Crocodilo nasceu como Waylon Jones, que vive com uma doença de pele que lhe dá uma aparência escamosa e reptiliana.

Em algumas interpretações, Crocodilo é mais transformado em um predador animalesco, enquanto em outras – como Esquadrão Suicida – ele é retratado como vítima de preconceito e injustiça. Ele quase sempre possui super força, o que o ajuda em sua dieta canibal.

Obviamente, esse personagem monstruoso teria dificuldade em se encaixar no universo do Batman vivido por Christian Bale. Se Crocodilo tivesse sido introduzido nessa iteração de Gotham, ele provavelmente teria passado por uma grande reinterpretação, talvez em consonância com sua aparição no romance gráfico do Coringa de Brian Azzarello e Lee Bermejo, que não é reconhecido como cânone.

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge fez algo parecido com Bane de Tom Hardy, que tem pouco em comum com as raízes de seus quadrinhos. Ainda assim, é bom saber que Nolan, que é frequentemente criticado por tirar a diversão de Batman, está atento às coisas mais bizarras da história do Batman.

A jornada de Christian Bale como Batman terminou em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. O próximo intérprete do personagem é Robert Pattinson.