Filmes

Keanu Reeves tem papel completamente novo em Matrix 4, diz teoria chocante

Previsivelmente, não se sabe muito sobre como Matrix 4 seguirá a partir da trilogia existente, ou para onde a história será a seguir.

Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss estão confirmadas para retornar como Neo e Trinity, respectivamente, enquanto o Agente Smith de Hugo Weaving foi escrito no esboço inicial da história, de acordo com o próprio ator.

Mas o mais intrigante, é que Yahya Abdul Mateen II foi adicionado ao elenco, e há rumores de que ele estará interpretando um jovem Morpheus.

Neo na Matrix e Morpheus mais jovem

Fotos recentes de filmagens iniciais de Matrix 4 parecem confirmar que Neo mais uma vez se encontra dentro da realidade digital de Matrix.

Reeves está vestido com roupas do dia a dia em uma rua comum, muito longe da divindade vestida de couro e óculos de sol em que ele havia se transformado no final de The Matrix Revolutions.

Isso parece sugerir algum tipo de redefinição da linha do tempo. Neo, ou talvez até Thomas Anderson, está de volta a ser um cara normal, ou tentando ser um pouco melhor do que costumava.

Quanto a Morpheus, relatos de que uma versão mais jovem do personagem seria incluída em Matrix 4 começaram antes mesmo de Mateen ingressar no elenco, mas posteriormente começaram a vincular o ator de Aquaman e Watchmen ao papel cobiçado.

Embora possa haver um elemento de viagem no tempo em jogo na próxima sequência,a própria Matrix é o culpado mais provável por trás das idades anômalas do trio.

O reboot começa após Matrix Revolutions

No final da trilogia original de Matrix, Neo dá sua vida para destruir o Agente Smith, terminar a guerra com as Máquinas e reinicializar a Matrix, com o Arquiteto prometendo que aqueles que ainda estavam conectados seriam libertados.

A jovem sob os cuidados da Oráculo, Sati, cria um nascer do sol em homenagem a Neo, sugerindo que ela, como um programa nascido inteiramente por amor, estava ajudando a criar a nova Matrix, reiniciada e pacífica.

Apesar desse final feliz, há muitas razões para acreditar que outra batalha não estava muito longe. O Arquiteto não apenas pensa em quanto tempo a paz durará, mas a Matrix já havia sido reiniciada várias vezes antes dos eventos do primeiro filme.

Essas versões herdadas repetiam o mesmo ciclo várias vezes, com cada reencarnação do Uno sempre escolhendo manter o status quo. Neo quebra essas regras e, supostamente, o ciclo.

Quando o mundo é reiniciado novamente no final da trilogia Matrix, no entanto, isso poderia ser apenas o começo de outro ciclo com variáveis ​​ligeiramente alteradas?

Os cidadãos desconectados supostamente seriam libertados e, dado quantos deles provavelmente tomariam a pílula azul, esse processo pode não ter ocorrido sem problemas, pondo em risco a frágil paz pela qual Neo trabalhou tanto e cumprindo o aviso ameaçador do Arquiteto.

Como alternativa, talvez as Máquinas estejam simplesmente causando problemas novamente em resposta ao influxo de seres humanos da Matrix.

Seja o inimigo homem ou máquina, é plausível que Sati responda ressuscitando as pessoas que salvaram o mundo da última vez, Neo e Trinity, como programas Matrix ou transcendendo seus poderes à realidade, como Neo fez.

A existência de um jovem Morpheus é muito mais curiosa. Se o personagem dos dias atuais, vivido por Laurence Fishburne, ainda estava por aí em Matrix 4, ele certamente teria a chance de ajudar seus antigos amigos em sua nova missão.

Mas se Morpheus tivesse morrido naquele momento, por que ele ressuscitaria como um homem mais jovem, enquanto Neo e Trinity continuavam na mesma idade?

Esse enigma sugere que se Mateen estiver interpretando um personagem mais jovem, ele será restaurado de uma versão anterior de Matrix. Um backup em nuvem de Morpheus, se você preferir.

Neo acorda antes de Morpheus?

Se o Neo de Keanu Reeves e o Morpheus de Yahya Abdul-Mateen se encontram no mesmo ciclo da Matrix, segue-se naturalmente que Neo será o mais “acordado” dos dois, mesmo que ele tenha que passar por todo o sofrimento novamente.

E é aí que a troca de lugares entra em cena. Se Neo conhecer um Morpheus mais jovem na Matrix, o futuro líder da Resistência ainda estará conectado. Em um reverso dos eventos vistos no filme original, caberia a Neo rastreá-lo e dar a ele o dilema “pílula vermelha / pílula azul”.

Tendo aberto os olhos de Morpheus para o mundo real, caberia a Neo e Trinity ensiná-lo as habilidades necessárias para sobreviver enquanto desconectado.

Isso criaria essencialmente um loop de tempo. Neo libera e treina Morpheus em Matrix 4, o que permite que Morpheus liberte e treine Neo em Matrix, eventualmente se tornando o Escolhido e libertando um jovem Morpheus em Matrix 4.

Qual personagem acordou primeiro seria impossível decifrar, e esse é o tipo exato de reflexão filosófica pela qual a franquia Matrix é famosa. Uma ruga nessa teoria é que seria exagero sugerir que Morpheus se lembrou de conhecer Neo desde o início dos filmes originais de Matrix, já que não há indicação disso.

Seria necessário um pouco de truque de memória para fazer tudo se encaixar perfeitamente no cânone existente.

Paradoxo à parte, também seria fascinante ver Neo como a figura mentora em Matrix 4, ensinando Morpheus, sabendo que ele já recebeu o mesmo tratamento pelo mesmo homem no futuro.

Enquanto isso, explorar como era Morpheus antes de se tornar um líder da humanidade muito frio, mas ferozmente determinado, ofereceria uma nova versão dos filmes originais.

Neo e Morpheus trocam de papéis

Neo escolarizar um Morpheus jovem e recém-desconectado significaria que Matrix 4 ilumina o filme de 1999 em um contexto totalmente novo

O encontro deles no novo filme pode, por exemplo, explicar por que Morpheus, de Fishburne, mantinha uma fé inabalável em Neo – porque em algum lugar no fundo de sua mente, ele se lembra de ter conhecido o homem antes.

O conceito de loop de tempo pode até ser desenvolvido ainda mais, com Neo plantando as sementes para Morpheus encontrar “Thomas Anderson” na reinicialização anterior de Matrix, criando assim seu próprio resgate.

Keanu Reeves assumindo o papel de mentor pode indicar que ele não será o protagonista central de Matrix 4, com seu aluno adotando esse manto.

O desenvolvimento abrangente de Neo na trilogia original foi sua jornada de um sonâmbulo para um salvador como Jesus, e Matrix 4 poderia substituir isso pela jornada de Morpheus de um jovem rebelde e revoltado até o confiável comandante que Neo sabe que ele se tornará.

O fato de haver um Matrix 4 prova que o sacrifício de Neo no final de Matrix Revolutions não funcionou, por qualquer motivo.

E encontrar uma versão anterior de Morpheus é a chave para corrigir esse estado de coisas, o novo objetivo de Neo provavelmente seria desligar completamente a Matrix reinicializada completamente, não permitindo que outro ciclo começasse.

Matrix 4 ofereceria outro dilema existencial divertido se Morpheus ajudasse a conseguir isso quando jovem, esquecesse isso e iniciasse sua carreira como combatente da liberdade, completamente inconsciente de que ele já havia garantido o fim da Matrix.

Matrix 4 tem previsão de estreia para 21 de maio de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.