Filmes

Diretor enfim explica "momento Martha" de Batman vs Superman

Batman vs Superman completou 4 anos desde seu lançamento, e a obra continua gerando debates e polêmicas sobre várias de suas cenas.

A cena

Entre tantos momentos controversos para o público, a cena mais debatida, sem dúvidas, é a que o Superman, prestes a ser morto pelo Batman, pede para que o Homem-Morcego “salve Martha”, a sua mãe.

Batman, então, ao ouvir o nome, se lembra de sua mãe, também Martha, assassinada na sua frente quando criança e, então, não só retoma sua humanidade perdida, mas também enxerga a humanidade no Superman.

A polêmica cena já recebeu várias interpretações e ainda hoje é alvo de discussões. Para colocar um ponto final nas explicações, o diretor Zack Snyder explicou sua visão ao desenvolver o momento.

Explicação

Hospedando uma transmissão ao vivo do filme com comentários do diretor, Snyder mergulhou fundo no momento controverso. Ao fazê-lo, o cineasta ofereceu sua percepção da cena.

Estabelecendo que foi além de suas mães compartilharem o mesmo nome, Snyder lançou luz sobre os temas mais profundos e as metáforas que antecederam e incluíram a mudança de atitude de Bruce Wayne.

O mais importante desses acessos visuais foi a destruição constante da máscara de Batman, servindo para revelar ao homem que ele está por baixo. Como tal, a evocação do nome Martha tocou na humanidade recentemente reexposta de Bruce.

Os comentários de Snyder sobre a cena foram posteriormente compartilhados no Twitter pela UberKryptonian:

“A máscara do Batman está sendo removida, revelando sua verdadeira natureza. O rosto dele não está mais escondido. Essa é sua verdadeira intenção. Ele quer matar o Superman.

Bruce está tentando justificar suas ações com a maneira como vê o mundo. Do jeito que ele o força. Ele basicamente se transformou no assassino de seus pais.

Ele está permitindo que eles matem Martha. Ele está cego por seu ódio. Ele se tornou a coisa que ele odeia.

Bruce foi revigorado e motivado a fazer o que não pôde e salvar Martha. Ele é motivado por uma versão mais limpa de sua moralidade.”

Batman vs Superman está disponível no Brasil em DVD e Blu-Ray.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.