Filmes

Sucesso ou fracasso? Veja como foi a bilheteria de Bloodshot

Houve muitas tentativas dos estúdios de cinema de criar um universo cinematográfico compartilhado semelhante ao MCU, e quase todos eles tendem a fracassar após seu lançamento inicial. A última vítima dessa tendência é Bloodshot.

Baseado no personagem da Valiant Comics de mesmo nome, o filme é estrelado por Vin Diesel como um ex-fuzileiro naval que, depois de ser baleado e morto, é trazido de volta à vida com habilidades sobre-humanas. Mas, após as bilheterias do último fim de semana, os planos para futuras partes da franquia poderão ser suspensos.

Bloodshot acabou tendo um final de semana péssimo nos Estados Unidos, arrecadando apenas US$ 9 milhões e chegando ao segundo lugar atrás de Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, da Disney e da Pixar. Infelizmente, existem várias razões pelas quais o filme estreou com números tão baixos.

Motivos para o fracasso

A razão mais óbvia é a pandemia de Coronavírus em andamento. Com mais e mais pessoas sendo infectadas em todo o país, o governo está incentivando o distanciamento social, a fim de retardar a propagação do vírus.

Isso significa que grandes reuniões, como ir ao cinema, são desencorajadas, pois isso pode levar a que mais pessoas fiquem doentes. A fim de proteger o bem-estar dos frequentadores e funcionários de salas de cinema, grandes redes de salas de cinema estão temporariamente fechando.

Com cinemas limitados abertos e a maioria dos americanos ficando em casa para se proteger, Bloodshot estreou no pior momento possível.

Mas mesmo que não houvesse uma pandemia global, Bloodshot ainda tinha um caminho difícil pela frente. As críticas ao filme não foram gentis, com o filme marcando 31% no Rotten Tomatoes.

Muitos críticos se apegaram ao fato de que, embora o filme tenha sequências de ação decentes, o enredo fazia muito pouco sentido para aqueles que não estão familiarizados com o material de origem.

As críticas não impediram o sucesso de outros filmes de quadrinhos. Basta olhar para Venom de 2018, que foi criticado, mas ainda conseguiu arrecadar mais de US$ 800 milhões em todo o mundo.

Mas a diferença entre Bloodshot e Venom é o reconhecimento de nomes. A Valiant Comics não tem o mesmo tipo de presença aos olhos do público que a Marvel ou a DC.

Marcas estabelecidas podem sobreviver a um ou dois filmes ruins, devido ao fato de sua associação com a marca ainda atrair as pessoas. Como Bloodshot é uma propriedade relativamente desconhecida para o público em geral, precisava ser muito bom para causar um estrago nas bilheterias, e esse não foi o caso.

Bloodshot está em cartaz em alguns cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.