Filmes

Batalha de Os Vingadores supera a de Vingadores: Ultimato; veja

É claro que a batalha final de Vingadores: Ultimato – que completa hoje um ano desde seu lançamento – é, sem dúvidas, o ponto mais alto de toda a primeira saga do Universo Cinematográfico Marvel.

Reunir uma quantidade inimaginável de heróis para um combate de proporções épicas contra Thanos, com certeza marcou a história desse gênero de filmes no cinema.

No entanto, quando falamos em termos técnicos, a batalha final de Os Vingadores (2012) supera o capítulo final do MCU.

Atenção a cada personagem

Há uma sensação de que isso era inevitável, simplesmente porque Os Vingadores tinham uma lista muito mais gerenciável de super-heróis em jogo.

Nesse filme, existem apenas alguns heróis – Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Viúva Negra, Gavião Arqueiro e Hulk – e cada um deles tem um papel específico na batalha.

Quando os Vingadores finalmente se reúnem, Steve Rogers emite ordens como um quadro narrativo para os próximos minutos de ação, e na verdade leva surpreendentemente muito tempo para o plano de batalha evoluir.

Por outro lado, por mais emocionalmente gratificante que possa ser a cena dos portais de Vingadores: Ultimato, ela reúne a equipe de heróis mais poderosa da história do MCU, e não há como fazer justiça a todos eles.

Sem dúvida, as questões pioraram durante o processo de edição, que viu a Marvel cortar uma batalha no céu inteira para otimizar a narrativa.

Presumivelmente, isso apresentaria vários Vingadores no ar, incluindo o Máquina de Combate, e explicaria por que a vasta frota de leviatãs Chitauri e não estava causando mais problemas para os heróis no chão.

Na ausência da batalha no céu, simplesmente não é possível descobrir o que todo mundo está fazendo o tempo todo.

Acompanhando os heróis

Para piorar a situação, o grande número de heróis e vilões em jogo causou grandes problemas para a Marvel Studios e as várias equipes de efeitos visuais que trabalharam em cena.

Embora eles tenham feito o possível para acompanhar todos os personagens, as complicações da batalha e as alterações de edição causaram vários erros de continuidade.

Um tropeço notável contou com o Homem-Formiga, como ele é mostrado em tamanho normal, tentando reparar a Van Quântica, enquanto momentos depois, fora da van, o Homem-Gigante é visto à distância, lutando contra as forças de Thanos.

Em Vingadores: Ultimato, os vários heróis pulam de um lugar para outro com uma velocidade notável, como ditado por sua necessidade de aparecer em cenas agradáveis ​​para a multidão.

Esse fenômeno é mais notável na cena da A-Force, porque as cenas anteriores haviam mostrado todas aquelas mulheres espalhadas pelo campo de batalha e, de repente, elas se uniram.

Novamente, há um contraste marcante entre Os Vingadores e Vingadores: Ultimato. Como o primeiro se passa na cidade de Nova York, há um senso automático de estrutura na ação imposta pela grade de edifícios.

Os heróis se separam e depois se reúnem de maneira lógica, o que significa que é possível rastrear a “história” de cada personagem.

Embora isso se deva em parte ao número reduzido de super-heróis em jogo, também indica um impressionante grau de atenção aos detalhes, além de uma edição mais cuidadosa.

Escala da ação

O cenário do mundo real de Os Vingadores serve a outro propósito, justapondo o real e o fantástico, e dando um senso consistente de escala a toda a ação. Os planadores de Chitauri estreitam as ruas, dando uma sensação de quão grandes são em comparação com os táxis lançados no ar pelas explosões que causam.

O tamanho dos monstruosos leviatãs é indicado pelo fato de estarem voando pelas ruas de Nova York, com as asas rasgando as laterais dos edifícios; um mergulha no chão, antes de receber um golpe estrondoso do Hulk.

Isso soa como um ponto abstrato e técnico, mas é importante porque significa que os espectadores podem realmente entender a escala da batalha.

A batalha do terceiro ato de Vingadores: Ultimato, por outro lado, é francamente um pouco preguiçosa. A Marvel destruiu deliberadamente o Complexo dos Vingadores, reduzindo toda a área a um terreno árido e totalmente desprovido de escala.

Qual a altura do Homem-Gigante que cresceu durante o terceiro ato? Alto o suficiente para dar um soco em um leviatã; mas quão grande é um leviatã? Para saber isso, você precisa revisar Os Vingadores.

Essa não é uma abordagem satisfatória, e outros filmes com vastos exércitos – como a amada trilogia O Senhor dos Anéis de Peter Jackson – tem sido sábios o suficiente para evitarem.

Em O Senhor dos Anéis, todas as batalhas são deliberadamente contra cenários em escala, mesmo que apenas contra os portões de Mordor. Isso serve para fundamentar a ação, o que significa que o público entende exatamente o tamanho de tudo.

Como observado, essas críticas não diminuem o puro poder emocional de Vingadores: Ultimato. Muitas cenas desse terceiro ato ainda trarão lágrimas de alegria aos olhos dos fãs da Marvel, mesmo agora, na enésima décima reprise.

No entanto, falando em termos puramente técnicos, o terceiro ato de Os Vingadores é muito mais forte.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.