Homem de Ferro 3 foi o primeiro filme a acompanhar o sucesso de 2012, Os Vingadores, e serviu como a primeira parte da Fase 2 do MCU. Dirigido por Shane Black, o filme mostrou Robert Downey Jr. retornando ao papel de Tony Stark, quando o herói ficou traumatizado por sua experiência na Batalha de Nova York e teve que lidar com isso assim que um novo vilão literalmente bateu em sua porta.

Para a Marvel, o filme foi um enorme sucesso, faturando um total de US$ 1,215 bilhão nas bilheterias. E, no entanto, Homem de Ferro 3 acabou dividindo os fãs.

De fato, o filme é tão decepcionante para alguns que foi classificado como o menos querido dos fãs. Apesar de Homem de Ferro 3 ter sido lançado há sete anos, o filme começou a ser tendência no Twitter.


2013: um ano da Marvel para esquecer

A razão pela qual Homem de Ferro 3 é mais uma vez objeto de debate no Twitter é que as pessoas estão discutindo sobre qual filme é o pior no MCU. Embora os fãs tenham seus próprios rankings pessoais no que diz respeito aos melhores filmes de todos os tempos do MCU, parece que a maioria concorda que os dois piores são Thor: O Mundo Sombrio e Homem de Ferro 3.

Em 2013, ironicamente, os dois filmes foram lançados no mesmo ano, e ambos serviram como o primeiro trampolim para a Fase 2.

Não está claro como exatamente o debate começou, mas parece estar relacionado à conta do MCU Direct no Twitter. Recentemente, o MCU Direct postou um novo confronto entre filmes, colocando uma produção da Marvel contra a outra.

Nesse caso, foi Homem de Ferro 3 contra Homem de Ferro 2. Portanto, é possível que este post tenha iniciado uma conversa entre os fãs sobre qual filme do Homem de Ferro era pior (Homem de Ferro 2 também não é exatamente popular entre a maioria dos fãs).

O efeito bola de neve transformou esse assunto em um debate sobre qual filme do MCU é o pior.

Qual filme é o pior do MCU?

Mas qual filme realmente é o pior: Thor: O Mundo Sombrio ou Homem de Ferro 3? Bem, de acordo com os críticos, há apenas uma resposta.

No Rotten Tomatoes, Thor: O Mundo Sombrio possui apenas 66% de críticas favoráveis, enquanto Homem de Ferro 3 aparece com um total de 79%, o que torna o segundo um pouco melhor. O mesmo ranking é refletido no Metacritic, com Homem de Ferro 3 tendo uma pontuação de 62 e Thor: O Mundo Sombrio aparecendo com 54.

Curiosamente, a pontuação do público para ambos é relativamente a mesma, com Thor: O Mundo Sombrio com 76% e Homem de Ferro 3 com 78%. Ainda assim, Homem de Ferro 3 está um pouco acima.

Toda essa evidência confirma que Homem de Ferro 3 é melhor que Thor: O Mundo Sombrio. Uma das principais razões pelas quais os fãs ficaram decepcionados com o filme foi por causa da reviravolta com Mandarim.

A polêmica foi tão grande que a Marvel até fez um “retcon”, mostrando que o verdadeiro Mandarim não tinha sido revelado – ele vai aparecer em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. A conclusão simples é que Homem de Ferro 3 é um filme muito mais sólido que Thor: O Mundo Sombrio, que além de esquecível, foi uma das principais razões pelas quais Thor: Ragnarok apostou num estilo tão diferente.