Filmes

Filme com atriz de Vingadores Ultimato pode ser a chave para entender pandemia

Contágio, filme de 2011 estrelado por Gwyneth Paltrow (Vingadores: Ultimato), pode ser a chave para entender a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a patologista que trabalhou no longa, Dra. Tracey McNamara, os cinco minutos finais servem como um alerta e apontam como as atitudes do homem podem ser responsáveis pela transição do vírus entre espécies.

“Espero que as pessoas assistam esse filme e que vejam os últimos cinco minutos com cuidado. Todo aquele cenário, absolutamente é real”, disse ela.

“Agora todos estamos focados em resolver a crise, mas quando tudo se acalmar, precisamos fazer uma discussão muito séria sobre como vamos lidar no futuro com ameaças de pandemia que, em grande parte, são causadas por atividades do homem”, acrescentou.

Coincidência assustadora

Contágio tem cenas que facilmente poderiam ser confundidas com a realidade atual. Uma delas, por exemplo, mostra o som de escavadoras cortando árvores e invadindo o habitat natural dos morcegos.

Com seu ambiente destruído, os bichos começam a ter a rotina alterada e seu excrementos acabam indo parar em um curral. Os morcegos infectam assim porcos que, por sua vez, infectam um chef de cozinha que prepara um dos animais.

No decorrer da sequência, a personagem de Gwyneth Paltrow (Vingadores: Ultimato) se torna a primeira pessoa a contrair o vírus, por ter apertado a mão do chef, e consequentemente morre por causa disso. Logo depois, o filme mostra o vírus se espalhando pelo mundo.

Acredita-se que o novo coronavírus tenha surgido em consequência de morcegos que infectaram um animal de um mercado em Wuhan, China – neste país, é comum comer animais silvestres.

“Deixem os morcegos em paz, nas suas árvores”, pede McNamara. “Os humanos destroem habitats, não têm cuidados com a vida selvagem. Tudo o que fazemos tem um efeito cascata, tudo o que fazemos no meio ambiente tem um efeito cascata”, alertou.

Infectologista do filme está infectado

Há pouco tempo veio à tona a informação de que o Dr. Ian Lipkin, infectologista que trabalhou como consultor em Contágio, testou positivo para o novo coronavírus.

Lipkin, em recente entrevista, se mostrou preocupado com o nível de contaminação do vírus pelo mundo:

“Esse vírus pode ser encontrado em todos os países. Você pode encontrá-lo em qualquer lugar”, afirmou.

A Dra. McNamara reforçou que a realidade atual é alarmante e, infelizmente, não se trata de ficção científica:

“Existem muitos filmes de Hollywood tão catastróficos que são difíceis de acreditar, mas esse filme agora está chocando as pessoas porque realmente reflete o que estamos vivendo agora”, finalizou.

Dirigido por Steven Soderbergh, Contágio foi lançado em 2011 e tem grandes estrelas no elenco, como Matt Damon, Kate Winslet e Jude Law, mas só agora está fazendo sucesso por conta da pandemia.

Veja a cena de Contágio que está fazendo todo mundo pensar que a vida imitou a ficção:

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.