Netflix

Final de Resgate, da Netflix, foi confuso de propósito; veja por que

Contém spoilers!

No momento em que o terceiro ato explosivo do filme Resgate está chegando ao fim, Tyler Rake, de Chris Hemsworth, está em péssimo estado. O personagem sofre ferimentos brutais ao longo do filme, mas como indicado no flashforward no início do filme, ele está basicamente batendo na porta da morte no final, enquanto trabalha para concluir sua missão de proteger o jovem Ovi (Rudhraksh Jaiswal).

O golpe final parece vir de um jovem antagonista que, ao longo do filme, tem trabalhado para provar a si mesmo, surpreendendo Rake e atirando na garganta dele – e isso leva o herói a tropeçar nos trilhos de uma ponte e despencar na água abaixo.

Esse momento parece ser o fim de Tyler Rake… mas será isso mesmo? O final de Resgate deixa essa pergunta no ar, enquanto um momento final revela uma figura misteriosa que parece vigiar Ovi.

É um ponto de interrogação interessante para o filme terminar, então o Cinema Blend perguntou sobre isso quando teve a chance de falar com Chris Hemsworth e o diretor Sam Hargrave em uma entrevista.

Terminando com um salto no tempo, a cena final de Resgate mostra Ovi demonstrando coragem que ele não professava no início do filme, convocando a força necessária para dar um salto em um mergulho alto em uma piscina – e quando ele bate na água age como uma lembrança de Tyler desde o início do filme, realizando seu salto épico no penhasco. Por um momento, ele medita silenciosamente no fundo da piscina, mas quando reaparece, ele olha para longe e vê alguém o observando.

É Tyler Rake, de alguma maneira conseguindo sobreviver a todos os seus ferimentos e retornando como uma figura guardiã de Ovi? Ou é simplesmente uma representação do espírito de Tyler vigiando Ovi enquanto ele segue sua vida?

Não há resposta conclusiva oferecida pelo próprio Resgate, deixando a decisão para o público… e esse é o objetivo.

Ambiguidade proposital

O repórter do Cinema Blend perguntou a Chris Hemsworth e Sam Hargrave sobre o destino de Tyler Rake e as conversas que tiveram sobre isso nos bastidores, e ambos ofereceram informações interessantes sobre como o final de Resgate chegou. Começando, Hemsworth (que também é produtor do longa) explicou que a conclusão do filme foi uma discussão importante durante a pós-produção e finalização do corte.

Não apenas havia uma forte dependência do público de testes e de suas reações, mas também revelou que havia versões diferentes que foram filmadas para dar aos produtores outras opções.

“A ideia de mantê-lo ambíguo, você sabe, apareceu com base em diferentes respostas do público nos testes e assim por diante, sobre o tipo de coisa que eles acreditam que teria acontecido ou queria que acontecesse. E filmamos algumas versões diferentes do final apenas como uma espécie de backup. E sou grato por isso, que Sam insistiu em fazer isso apenas para cobrir todas as bases.”

Independentemente do que poderia ter sido, o final de Resgate, que está no corte final do filme, é uma escolha que Sam Hargrave sente que foi projetada para satisfazer dois públicos diferentes: aqueles que não querem que Tyler Rake esteja morto e aqueles que sentem que o personagem recebeu uma morte satisfatória. Em vez de apenas lhe dizer qual é a resposta, o diretor acha melhor que os espectadores tirem o que querem da experiência.

Hargrave disse: “Como houve uma reação dividida entre o público, tentamos satisfazer os dois lados. Felizmente, se você, como membro do público, amou o personagem, quer ver mais, verá um resultado dessa cena final. Você verá Tyler lá. Se você sentiu que a história dele é completada através do sacrifício, você pode ver alguém diferente ali. Espero que tenha sido satisfatório mesmo que as pessoas tenham uma pergunta, mas talvez elas conversem com seus amigos dizendo: ‘Ei, vá ver este filme porque eu quero falar com você sobre o final’. Foi propositadamente ambíguo.”

É claro que as coisas podem se tornar um pouco mais definitivas se a Netflix decidir que realmente quer uma sequência de Resgate, mas até esse dia chegar, o público poderá apenas interpretar o que quiser sobre o final do filme.

Resgate já está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.