Filmes

Matrix 4 causa problema para Keanu Reeves em John Wick 4

O diretor de John Wick 4, Chad Stahelski, acredita que um adiamento na data de lançamento é provável devido ao compromisso de Keanu Reeves com Matrix 4. Em 2014, Reeves teve um retorno na carreira quando o filme original de John Wick foi lançado com elogios da crítica e foi um sucesso de bilheteria.

O sucesso gerou duas sequências, ambas bem recebidas. John Wick 3: Parabellum foi a produção de maior bilheteria da série, faturando US$ 326,7 milhões em todo o mundo.

Não demorou muito tempo para a Lionsgate confirmar que John Wick 4 estava em andamento, programando o lançamento para maio de 2021.

Como a franquia John Wick continua forte, Reeves também deve voltar a outro de seus papeis de marca registrada: Neo, de Matrix. Ele vai retornar como esse personagem icônico no próximo Matrix 4, que coincidentemente estava programado para estrear na mesma data que John Wick 4.

No entanto, Matrix 4 foi forçado a interromper a produção no início deste ano por causa da pandemia de coronavírus, deixando os dois projetos em um estado de fluxo no momento. Segundo Stahelski, isso pode significar que John Wick 4 terá que ser adiado.

Falando com o Collider, Stahelski atualizou a situação de John Wick 4 e comentou sobre como o filme foi afetado pela crise de saúde em andamento. Pelo que parece, levará um bom tempo até que ele esteja pronto para começar a trabalhar na continuação.

“Com a pandemia, não consigo prever uma data de lançamento para o próximo filme de John Wick. Matrix 4 tinha apenas quatro semanas de gravações quando tudo aconteceu. Keanu precisa terminar seu compromisso com Matrix 4, o que acho que provavelmente só acontecerá no final do ano. E então teremos que entrar no modo de preparação e começaremos.”

Situação complicada

Embora a Lionsgate ainda não tenha adiado oficialmente John Wick 4, os espectadores esperavam mais ou menos que isso fosse acontecer desde que o surto de coronavírus piorou. O plano inicial provavelmente exigia que Reeves fosse direto de Matrix 4 para John Wick 4, mas com o primeiro projeto em espera por tempo indeterminado, será praticamente impossível para o segundo avançar tão cedo.

Ainda não se sabe quando será seguro retomar as produções que foram paralisadas. Hollywood parece estar apostando na segunda metade do ano, mas isso está longe de ser uma garantia.

E, como observou Stahelski, mesmo que Matrix 4 consiga reiniciar as gravações em agosto ou setembro, provavelmente estará sendo filmado até o final de 2020. John Wick 4 ainda tem muitas responsabilidades de pré-produção para cuidar, portanto, no melhor cenário, com toda a probabilidade só estará sendo gravado em 2021.

Mesmo se não houvesse uma pandemia global que causasse a paralisação de toda Hollywood, há motivo para acreditar que um dos filmes com Keanu Reeves teria que ser adiado. Ambos visam claramente públicos semelhantes e ostentam a mesma estrela principal.

Não faria muito sentido que os dois filmes se enfrentassem nas bilheterias, canibalizando um ao outro pela venda de ingressos. Alguma separação certamente beneficiará ambos, permitindo maximizar lucros.

Por mais decepcionante que seja para os fãs que 2021 não será mais o Ano de Keanu, eles podem se consolar com o fato de vê-lo interpretando dois personagens lendários em um futuro próximo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.