Filmes

Popular série mostra como reviravolta de Frozen 2 é um grande erro

Tanto a reviravolta espiritual de Elsa em Frozen 2 quanto a revelação da Timeless Child de Doctor Who trabalham a favor dos personagens e de suas respectivas jornadas, mas acabam prejudicando-os.

Erros

São tramas que colocam a mitologia, a sabedoria e as grandes revelações à frente do desenvolvimento real dos personagens, usando reviravoltas na história, em vez de um forte arco de história.

Há pouca dica em Frozen de que Elsa é o quinto espírito; Em vez disso, o filme decide construir uma nova história para a personagem, entrelaçando a morte de seus pais e seu primeiro encontro também, como parte de uma trama complicada.

Da mesma forma, a temporada 12 de Doctor Who passou a maior parte do tempo escondendo o mistério da Timeless Child, apenas para revelar que era a Doutora – novamente, havia dicas, mas não se pode dizer exatamente que estava configurado.

As mudanças na mitologia são mais chocantes para Doctor Who, que lida com mais de 50 anos de trabalho de personagem estabelecido e narração de histórias – Frozen 2, embora baseado na mitologia escandinava e na obra de Hans Christian Andersen, é uma história relativamente nova.

No entanto, ambos parecem seguir a ideia de que mudanças no folclore e nas histórias de origem são suficientes para funcionar como desenvolvimento do personagem, em vez de desenvolver os personagens de uma maneira mais orgânica.

É por isso que, em última análise, é o motivo pelo qual tanto o quinto espírito de Frozen 2 quanto a Timeless Child de Doctor Who fracassam em reviravoltas na história:

São grandes mudanças nas trama de fundo de seus respectivos personagens, aparentemente grandes recompensas para o cânone, e ainda assim não têm tanto impacto sobre os próprios personagens.

Elsa, que passou por uma jornada muito mais convincente em Frozen, ainda é a mesma pessoa; uma líder e uma protetora.

Da mesma forma, a Doutora é a mesma pessoa boa e heroica depois que criança revela como era antes. A história serve as reviravoltas, em vez das reviravoltas servirem aos personagens e narrativas, e é por isso que elas não funcionam.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.