Thor: Ragnarok marcou uma mudança importante para muitos aspectos do MCU, e um deles foi o próprio Hulk.

O Gigante Esmeralda estreou no MCU com O Incrível Hulk, em 2008. Na ocasião, ele era vivido por Edward Norton.

Norton sempre foi conhecido por ser mandão e um pouco arrogante nos bastidores, portanto, para evitar problemas, a Marvel resolveu escolher outro ator para Os Vingadores, de 2012: Mark Ruffalo.


Ruffalo acabou se consolidando como Hulk. Interpretou o personagem em vários longas da Marvel, incluindo Thor: Ragnarok, que representou um grande desenvolvimento para o herói raivoso.

Como Thor: Ragnarok mudou o Hulk para sempre

Hulk quase sempre foi mostrado como um monstro irracional no cinema, mas Thor: Ragnarok deu uma nova perspectiva para essa ideia.

Preso em Sakaar, Banner permaneceu como Hulk por cerca de dois anos, sem chance de voltar ao normal. Isso quer dizer que Hulk teve tempo de desenvolver certa consciência, caminhando (ou engatinhando) com suas próprias pernas.

O impacto disso foi grande: Hulk ficou mais humano e, de certa forma, mais arrogante e infantil também.

Quando chamado de “membro mais estúpido dos Vingadores” por Thor, Hulk fica muito zangado e joga um escudo no amigo. A partir daí, quando Thor explica que ele não pode ficar jogando coisas nos outros, Hulk tem a sua conversa mais humana de todas até aquele momento, e diz: “Eu sei, eu sinto muito! Eu fico tão bravo o tempo todo. Hulk sempre, sempre bravo!”

Quando Thanos chegou no começo de Vingadores: Guerra Infinita, Hulk mostrou toda a sua arrogância novamente e tentou lutar contra o Titã Louco, mas foi humilhado e se recusou a aparecer durante o resto do filme.

Em Vingadores: Ultimato, cinco anos após a morte de Thanos, é revelado que Bruce Banner e Hulk chegaram a um tipo de acordo. Ambos foram magoados de certa forma, e resolveram tentar uma combinação, o que resultou no Professor Hulk, com a mente de Banner e os músculos de Hulk.

Foi uma grande mudança, mas nada disso teria acontecido e não teria feito sentido se o próprio Hulk não tivesse ficado um pouco mais humano em Thor: Ragnarok.

Professor Hulk deve retornar na série da Mulher-Hulk. O seriado será lançado no Disney+.