Filmes

Por que Marvel cortou uma das cenas mais emocionantes de Vingadores: Ultimato

Existe um método para a loucura dos co-diretores de Vingadores: Ultimato, Joe e Anthony Russo.

O Observatório do Cinema apurou que, em uma sessão de perguntas e respostas do Reddit, os diretores responderam a um fã que perguntou por que uma das cenas excluídas mais emocionantes do filme – em que todos os heróis reunidos se ajoelham após o heroico ato de sacrifício de Tony Stark – não foi incluída no corte final do filme.

Caso você não tenha tido a chance de acompanhar a cena cortada, aqui está uma breve explicação. Você se lembrará de que Stark se feriu mortalmente enquanto usava as Joias do Infinito para tirar Thanos e seus exércitos invasores da existência; incapaz de falar, ele esperou o tempo suficiente para Peter Parker lhe dizer que os Vingadores haviam vencido, e para sua esposa Pepper Potts tranquilizá-lo de que ela e sua filha Morgan ficariam bem sem ele.

“Você pode descansar agora”, disse Pepper – e ele o fez, dando seu último suspiro. A cena excluída teria ocorrido logo após isso.

Nela, vemos pela primeira vez um Capitão América e Thor completamente chocados, incrédulos com a perda. Então, cortamos para Gavião Arqueiro – que lentamente, timidamente cai de joelhos.

Um por um, o resto dos heróis segue o exemplo: primeiro T’Challa, depois a Capitã Marvel, seguidos por Peter Quill, Nebula, Valquíria, Homem-Formiga, Capitão América e Doutor Estranho (que sabia o tempo todo que Stark teria que sacrificar-se para alcançar a vitória). À medida que a câmera mostra uma cena ampla, vemos que todos estão ajoelhados (exceto Gamora, de 2014, que aproveitou a oportunidade para fugir sem que ninguém percebesse).

Por que a cena foi cortada?

A cena é absolutamente carregada de emoção, e os irmãos Russo não discordaram de que não pareceria fora de lugar se tivesse ficado. De acordo com os diretores, o problema era que, no final das contas, acabou tendo muita semelhança com outra cena que eles haviam planejado para a conclusão do filme – uma que era igualmente épica e que apareceu no corte final.

“Também achamos a cena com os Vingadores ajoelhados incrivelmente emocionante, mas, quando exibida no decorrer do filme, parecia incrivelmente semelhante ao momento em que todos os heróis estavam no funeral de Tony, prestando seus respeitos a ele fora de sua casa”, eles explicaram.

“As duas cenas, quando juntas, pareciam lutar entre si e criaram um final repetitivo.”

Isso realmente faz muito sentido; a maneira pela qual a câmera permanece em todos os personagens da sequência excluída, certificando-se de que a reação de todos seja gravada, atinge exatamente os mesmos acordes emocionais da cena do funeral.

Também se pode argumentar que essa cena supera a excluída porque é surpreendentemente realizada em uma única sequência e porque há algumas pessoas relevantes presentes (como Nick Fury, Happy Hogan e um jovem Harley Keener, que como garoto ajudou Stark durante os eventos de Homem de Ferro 3) que não estavam lá durante a batalha final de Vingadores: Ultimato.

É fácil ver como a inclusão da cena com os Vingadores ajoelhados poderia ter diluído o impacto emocional dessa dramática sequência. No entanto, talvez algum dia a Marvel lance uma versão estendida de Vingadores: Ultimato com esse momento cortado.

No Brasil, Vingadores: Ultimato está disponível no Amazon Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.