Uma das cenas mais icônicas do MCU, o universo cinematográfico da Marvel, é o momento do shawarma. Nela, os heróis se reúnem para comer o prato após terem defendido a Terra.

O momento é a cena pós-créditos de Os Vingadores (2012). Por ser o primeiro filme dos heróis, a reunião se tornou um clássico do MCU – além de ser amada pelos fãs pelo bom-humor e pelo momento “gente como a gente” dos personagens.

O que os fãs não sabem e que foi apurado pelo Observatório do Cinema é que a cena de Os Vingadores foi criada com a ajuda de Robert Downey Jr, o Homem de Ferro.


A cena pós-créditos de Os Vingadores, inclusive, não estava planejada pela Marvel. Tudo nasceu com o amado ator do MCU.

Criação de cena icônica da Marvel

A cena pós-créditos de Os Vingadores foi inspirada no costume de Robert Downey Jr de improvisar falas. Quando o Homem de Ferro volta para Terra, o ator da Marvel deveria ter dado uma fala objetiva.

Porém, o astro do Homem de Ferro decidiu dizer que os heróis deveriam experimentar o restaurante de shawarma que ele viu durante a batalha em Os Vingadores.

Nesse momento, o diretor Joss Whedon e a produção de Os Vingadores decidiram que seria interessante fazer valer essa improvisação. Foi assim que surgiu a ideia de gravar a cena pós-créditos.

O curioso é que a cena não foi exibida na pré-estreia oficial de Os Vingadores, em Los Angeles (EUA). O elenco só conseguiu se reunir para gravar um dia depois.

O último filme do grupo até o momento é Vingadores: Ultimato. O longa está disponível na Amazon Prime Vídeo.