Filmes

Velozes e Furiosos 9 faz GRANDES mudanças na franquia

Os trailers e os detalhes da trama de Velozes e Furiosos 9 confirmaram que o filme reconsiderará vários aspectos do passado da franquia. Após as primeiras aventuras de Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O’Conner (Paul Walker), Velozes e Furiosos continuou a evoluir para uma das maiores franquias do mundo.

Esses filmes não apenas proporcionam rotineiramente ação de alta octanagem, como também criaram um universo inteiro decorrente da família Toretto.

Para muitos, os cenários são o porquê de Velozes e Furiosos ter tanta popularidade, mas a evolução da história também é fundamental. Afinal, as apostas da ação só existem para o público se eles se importam com os personagens.

No entanto, essa franquia também provou que a continuidade pode ser dobrada em várias direções para atender a qualquer história que eles imaginem. Letty (Michelle Rodriguez) foi morta na quarta parte até que foi decidido que ela poderia voltar em Velozes e Furiosos 6.

Enquanto isso, a série recontou quando Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio acontece na linha do tempo, sendo agora o sexto filme cronologicamente.

Com base no que foi mostrado de Velozes e Furiosos 9, mais mudanças estão chegando à franquia. O primeiro trailer de Velozes e Furiosos 9 surpreendeu os fãs com o retorno de Sung Kang como Han, cuja morte foi mostrada várias vezes nos filmes.

Este não foi o único choque para os fãs fieis de Velozes e Furiosos, já que também foi revelado que Dom tem um irmão secreto. Com esses momentos incluídos no primeiro trailer, não há como dizer o que mais Velozes e Furiosos 9 pode conter – mas claramente está definido para mudar o passado e o futuro da franquia em grande forma.

Han retorna após a morte

O retorno de Han em Velozes e Furiosos 9 é uma mudança significativa na franquia. Ele morreu originalmente durante uma das sequências de perseguição em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio em 2006, mas essa não foi a última aparição de Han.

Han retornou à franquia para mais três filmes, até que sua morte foi recriada no final de Velozes e Furiosos 6. Nesta versão da cena, foi revelado que sua morte não foi um acidente e que Deckard Shaw (Jason Statham) queria que Han morresse como vingança pelo que aconteceu com Owen Shaw (Luke Evans).

Essa mudança fez apenas os fãs odiarem Deckard mais em Velozes e Furiosos 7 e o que ele fez não foi esquecido quando a franquia começou a torná-lo um herói.

Foi a adição de Deckard à equipe de Dom em Velozes e Furiosos 8 e seu subsequente papel de co-protagonista em Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw que iniciou o movimento #JusticeForHan. Essa hashtag se tornou um dos maiores pontos de discussão da franquia on-line por anos, com diferentes pessoas envolvidas indicando que uma resposta poderia vir em breve.

Agora sabemos que isso está acontecendo em Velozes e Furiosos 9 quando Han está de volta, para surpresa dos fãs e a maioria dos personagens do filme. A decisão de reconsiderar a morte de Han, para que agora não aconteça, é um movimento que ajudará a abrir caminho para Deckard se tornar completamente um herói.

Dito isso, o outro benefício dessa mudança é que Han está de volta à franquia novamente. Detalhes sobre seu papel – e como ele está por perto – em Velozes e Furiosos 9 são escassos no momento, mas ele será bem-vindo de volta ao grupo de Dom de braços abertos.

Ele pode ter sofrido um acidente na última vez que o público o viu, mas os trailers já mostraram que ele não terá problemas em voltar ao volante. Um dos momentos finais do primeiro trailer mostra Han colocando seu carro laranja em ação.

Dom tem um irmão agora

Além de Han retornar, Velozes e Furiosos 9 pode mudar tudo o que os fãs pensam que sabem sobre Dom com a revelação de que ele tem um irmão mais novo secreto. Jakob, interpretado por John Cena, deve ser o principal antagonista do próximo filme e estará de mãos dadas com Cipher (Charlize Theron) para derrubar Dom.

Ele é descrito como um ladrão, assassino e motorista de alta performance, e treinou toda a sua vida para ser melhor que o irmão mais velho. Mas a mera existência de Jakob – e Dom e Letty saberem sobre ele – sinaliza uma grande mudança para Velozes e Furiosos.

Desde o início da série, Dom valorizou a família mais do que qualquer coisa. Ele fará o que for preciso para proteger sua família, sejam eles relacionados ao seu sangue ou parte de sua família de corrida.

A franquia até mostrou sua irmã Mia (Jordana Brewster) ter um papel recorrente. Então, o fato de Dom ter um irmão em primeiro lugar que ninguém sabia é estranho.

O que torna isso ainda mais peculiar é a ideia de que Dom aceitaria esse relacionamento fragmentado com seu irmão mais novo. A forma como Velozes e Furiosos 9 lida com a história entre Dom e Jakob será um aspecto da história que deve ser um dos mais importantes, pois provavelmente não terá apenas um grande papel na história em questão, mas também pode mudar como Dom é visto em filmes anteriores.

O futuro de Velozes e Furiosos

Ambas as mudanças não apenas adicionam novas camadas ao que os fãs podem esperar de Velozes e Furiosos 9, mas também podem ter um impacto no futuro da franquia. A decisão de trazer Han de volta à vida é uma que, esperamos, não foi tomada de modo preguiçoso ou com benefícios a curto prazo em mente.

Agora que ele se reunirá com seus amigos, é possível que Han seja um personagem recorrente na franquia novamente. Já existe uma expectativa de que Velozes e Furiosos 10 aconteça, e pode haver duas partes de acordo com Diesel, para que Han possa aparecer nesses filmes ou até ser a estrela de um derivado, que também poderia trazer de volta Gisele de Gal Gadot.

Quanto a Jakob, a introdução do irmão de Dom poderia seguir em várias direções diferentes no futuro. Se ele sair vivo de Velozes e Furiosos 9, não será surpreendente ver Jakob se redimindo em filmes futuros.

Cena é um ator incrivelmente popular, com uma enorme base de fãs, então pode ser do interesse da franquia mantê-lo por perto de Velozes e Furiosos 10 (e além). Jakob poderia até seguir um caminho semelhante ao de Deckard, passando do vilão para um aliado relutante e, em seguida, um verdadeiro herói que poderia liderar um filme derivado.

No quadro geral, porém, essas duas mudanças também servem como grandes lembretes de que a franquia Velozes e Furiosos não tem medo de mudar grandes partes de sua história. É improvável que sequências revelem que Dom tem outro irmão secreto por aí, mas outras revelações sobre seus pais podem vir – possivelmente até em Velozes e Furiosos 9.

E agora que eles estão descobrindo como Han ainda pode estar por perto, é possível que outros filmes expliquem que outros personagens que se acredita estarem mortos também estão vivos.

Velozes e Furiosos 9 estreia em abril de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.