Filmes

Achou Rogue One confuso? Veja guia para entender o filme

Lançado em 2016, Rogue One: Uma História Star Wars foi um sucesso de bilheteria, mas nem todo mundo que pretende assistir ou já assistiu o filme, vai entendê-lo. Afinal, muitos novatos estarão em seu primeiro contato com a saga, ou ao menos não saberão muito sobre a mitologia da franquia.

Mas não se preocupe! A seguir você encontra um resumo rápido dos eventos que levaram à aventura de Jyn Erso (Felicity Jones) e seus comparsas na missão de roubar os planos da Estrela da Morte em Rogue One.

Se você acabou de se perguntar “mas o que diabos é Estrela da Morte?”, esse artigo é para você:

Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999)
Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)

O Império

No Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), o Império tomou controle da galáxia, mantendo a “paz” através do medo. Darth Vader é um dos líderes desse governo tirânico, mas ele responde ao Imperador Palpatine – Rogue One se passa antes disso tudo, mas depois do Episódio III – A Vingança dos Sith (2005), que mostrou como o jovem Anakin Skywalker, um aprendiz Jedi, foi incluenciado pelo então Chanceler Palpatine a se voltar para o Lado Negro da Força.

Usando maquinações políticas, Palpatine ganhou mais poder e acabou se declarando Imperador, efetivamente destruindo o Conselho Jedi e o Senado da República, que governavam a galáxia, e tomando o poder para si.

Anakin Skywalker
Anakin Skywalker

Darth Vader

Mas afinal, quem é Anakin Skywalker? Nós o conhecemos em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), onde é apenas um jovem garoto que vive em regime de escravidão com sua mãe, Shmi. É quando o Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) chega ao planeta em que os dois vivem e sente que o menino tem o poder da Força – eles o tiram do planeta e levam-no para treinamento e avaliação do Conselho Jedi.

O problema é que o então Chanceler Palpatine também sentiu o poder de Anakin, e começou a seduzi-lo para o Lado Negro da Força. Temendo pela vida de sua amada, Padmé Amidala, que estava grávida, e acreditando nas palavras de Palpatine, que prometiam poder quase divino no Lado Negro, Anakin se deixa seduzir e, em uma batalha com seu antigo mestre Obi-Wan Kenobi, sofre ferimentos graves. Dessa forma, ele só consegue sobreviver com o traje que conhecemos da trilogia original, e se torna Darth Vader.

Planos da Estrela da Morte
Planos da Estrela da Morte

Estrela da Morte

A Estrela da Morte é a arma definitiva do Império para manter os planetas e civilizações rebeldes “andando na linha”. Energizada por cristas kyber (os mesmos que dão energia aos sabres de luz de Jedis e Siths), a Estrela de Morte é criação do pai da heroína de Rogue One, Jyn Erso, Galen (Mads Mikkelsen).

Embora ele achasse que estava estudando os cristais pelo bem da galáxia, seu trabalho foi roubado pelo Diretor Orson Krennic (Ben Mendelsohn), um ambicioso oficial do Império que queria ganhar a confiança do Imperador.  Em Uma Nova Esperança (1977), os planos da Estrela da Morte estão com a Princesa Leia, que os entrega para R2-D2, permitindo que a arma seja destruída no final do filme – logo, sabemos que a missão de Rogue One de roubar esses planos será ao menos parcialmente bem-sucedida.

Saw Gerrera
Saw Gerrera

Saw Gerrera

Outro personagem para o qual vale ter algum contexto é Saw Gerrera, o guerrilheiro rebelde interpretado por Forest Whitaker. Ele foi introduzido em Star Wars: The Clone Wars, a série animada da franquia, como um combatente Rebelde que ajuda o Conselho Jedi a treinar soldados – no final de seu arco na série, ele perdeu a irmã, Steela.

Em Rogue One, ele é apresentado como o líder de um grupo Rebelde radical sediado em Jedha, planeta com significância espiritual para os Jedi. Jyn Erso o conhece de longa data, visto que Gerrera salvou sua família das garras do Império durante a infância de Jyn.

Originalmente lançado em 2016, Rogue One: Uma História Star Wars é a quarta maior bilheteria da saga, com o total de US$ 1,056 bilhão.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.