Filmes

Com astro de Vingadores, novo Jurassic Park terá a MAIOR mudança da franquia

Jurassic World: Dominion terá uma diferença importante em relação a todos os filmes anteriores: não será ambientado em uma ilha. O diretor de Jurassic World 3, Colin Trevorrow, confirmou que Chris Pratt (Vingadores: Ultimato) e Bryce Dallas Howard (Homem-Aranha 3) voltarão como Owen Grady e Claire Dearing, respectivamente, ao lado dos membros originais do elenco de Jurassic Park, Sam Neill, Laura Dern e Jeff Goldblum.

No entanto, não se sabe muito sobre o enredo de Jurassic World 3, exceto que continuará de onde Jurassic World: Reino Ameaçado parou, com os dinossauros se aventurando dos confins de Ilha Nublar para todo o mundo.

Todos os cinco filmes da franquia Jurassic Park foram ambientados em duas ilhas distintas: Ilha Nublar e Ilha Sorna. O Jurassic Park original, bem como os filmes de reinicialização Jurassic World e Reino Ameaçado, ocorreram na Ilha Nublar, a principal ilha localizada na costa do Pacífico da América Central, onde John Hammond (Richard Attenborough) criou seu parque temático repleto dinossauros geneticamente modificados.

Ilha Sorna, uma ilha vizinha que contém a estação de pesquisa InGen onde os clones dos dinossauros foram criados pela primeira vez, é o cenário das sequências Jurassic Park: O Mundo Perdido e Jurassic Park III. Em Reino Ameaçado, no entanto, os dinossauros sobreviventes que foram transportados para a propriedade de Benjamin Lockwood (James Cromwell) são libertados de suas gaiolas por Maisie Lockwood (Isabella Sermon) e partem para o continente – iniciando uma nova Era Jurássica.

Diferentemente dos filmes anteriores de Jurassic Park, Dominion será o primeiro filme da franquia a romper com a fórmula original de Jurassic Park, fazendo com que os dinossauros explorem além de seu ambiente controlado. Com exceção de Jurassic Park: O Mundo Perdido, que contou com um tiranossauro rex causando estragos na cidade de San Diego antes de retornar à Ilha Sorna, grande parte dos danos causados ​​pelos dinossauros em filmes anteriores geralmente é restrita a uma única ilha e não tem efeito duradouro no mundo exterior.

Em vez de seguir a fórmula tradicional com humanos invadindo o mundo isolado dos dinossauros, a visão de Trevorrow para Dominion reverte o conceito, fazendo com que esses predadores invadam nosso próprio mundo, principalmente no deserto, onde os dinossauros “podem correr na frente do seu carro em um nevoeiro, ou invadir o seu acampamento à procura de comida”.

Dinossauros soltos pelo mundo

Embora os dinossauros geneticamente modificados sempre representem uma ameaça ao ecossistema da Terra e à população humana em geral no universo de Jurassic Park, Dominion será o primeiro filme a realmente interpretar esse conceito. Veremos como os dinossauros alteram a face do nosso mundo, uma vez que é impossível retornar à sua ilha.

Como o último momento de Reino Ameaçado mostra Blue descobrindo uma comunidade suburbana no deserto, Dominion pode responder a uma teoria proposta por Alan Grant em Jurassic Park III: se os velociraptores não tivessem sido extintos, teriam evoluído para as espécies dominantes em vez de humanos? Não só haverá mudanças drásticas na mudança de comida dentro de Dominion, mas trazer de volta o elenco original de Jurassic Park trará um círculo completo à história, enfatizando as ramificações morais para aqueles que participaram das origens dessa nova Era Jurássica.

Ao mudar o cenário da ilha tradicional para o continente, Jurassic World: Dominion também cria um conflito interessante que não pode ser resolvido tão facilmente quanto nos filmes anteriores. No início de O Mundo Perdido, e no final de Jurassic Park e Jurassic World, os clones de dinossauros sempre destroem as instalações em que estão alojados e ganham domínio sobre a ilha, levando os principais personagens a resolver que a melhor solução é abandonar o lugar inteiramente e deixar para os dinossauros.

Da mesma forma, em Jurassic Park III, Alan Grant e os sobreviventes restantes são salvos depois que a Marinha chega à Ilha Sorna e os transporta para fora da ilha. Ao contrário dos filmes anteriores de Jurassic Park, Grady e Dearing não serão capazes de resolver a invasão de dinossauros simplesmente evacuando a área se os dinossauros ocuparem toda a Terra, o que forçará os personagens principais a enfrentar as consequências de trazer os dinossauros de volta aos dias modernos.

Jurassic World: Dominion chegará aos cinemas em 10 de junho de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.