O Homem-Aranha pode ter sido um monte de poeira para a maior parte do tempo de Vingadores: Ultimato, mas ele realmente teve um papel maior do que você imagina.

Após o salto surpresa de cinco anos do filme, os Vingadores restantes começam a pensar em uma viagem no tempo para trazer todos de volta. Professor Hulk ainda não tem o conhecimento, então eles precisam da ajuda de Tony Stark e ele não parece querer fazê-lo.

Ele deixou a vida de super-herói e vive pacificamente com Pepper e sua filha Morgan, então Tony não quer estragar tudo brincando com o tempo – algo que ele acha que não é possível de qualquer maneira.


E, no entanto, durante uma noite, Tony consegue criar uma viagem no tempo, mas, na verdade, devemos agradecer ao Homem-Aranha.

O papel essencial do Homem-Aranha

Antes de Tony resolver o problema da viagem no tempo, ele olha uma foto sua com Peter Parker e um certificado falso das Indústrias Stark.

Logo depois disso, Tony decide fazer uma última tentativa na simulação de viagem no tempo, aparentemente por causa da culpa que sentiu pela morte de Peter em Vingadores: Guerra Infinita.

Mas há um detalhe importante que você pode ter esquecido.

O Screen Rant sugere que o fato de Peter estar com o certificado das Indústrias Stark de cabeça para baixo é a razão pela qual Tony é capaz de resolver o enigma da viagem no tempo.

“Eu tenho uma leve inspiração. Gostaria de ver se funciona. Faça uma última simulação antes de terminarmos por hoje. Dessa vez na forma de uma Fita de Möbius. Invertida, por favor”, Tony diz para sua inteligência artificial após este momento.

Ele diz alguns outros trechos científicos, mas a principal mudança é inverter a Fita de Möbius, como Peter fez com seu certificado.

E, dado o momento, parece que a “leve inspiração” poderia muito bem ser esse certificado. Acontece que virar de cabeça para baixo funcionou e o resto é história.

Uma resolução para a viagem no tempo certamente seria mais complicada do que isso, mas Vingadores: Ultimato tinha que prosseguir para um Assalto no Tempo, então é compreensível a rapidez com que isso foi abordado.

Tecnicamente, isso também significa que o Homem-Aranha é inadvertidamente responsável pelo eventual sacrifício de Tony para salvar o mundo.

Vingadores: Ultimato, da Marvel, está disponível em DVD e Blu-ray.