O MCU conseguiu, sem esforço, entregar abordagens criativas sobre vilões icônicos dos quadrinhos que antes pareciam impossíveis de se adaptar à tela, mas há um antagonista em particular cujo ridículo ainda se mostrou difícil de filmar. MODOK, o chefe assustadoramente mutante da IMA, é amplamente considerado um dos super- vilões mais estranhos e loucos dos quadrinhos, em grande parte devido às suas proporções descontroladas e à estranha cadeira levitante.

No entanto, com os rumores do vilão aparecendo em Homem-Formiga 3, agora é a oportunidade perfeita para o cientista louco de cabeça gigante fazer sua estreia no MCU e entrar no mundo tecnológico pelo qual a franquia se tornou conhecida.

Apesar de sua aparência ridícula, MODOK nem sempre foi abordado de maneira cômica na Marvel Comics. O vilão provou ser um carrasco sem coração e uma séria ameaça aos membros dos Vingadores.


Ele começou seu reinado como um antagonista do Capitão América, cujas batalhas com organizações de espionagem malignas como a HYDRA o levaram a um conflito com a IMA. O grupo terrorista e de fabricação de armas cresceu sob o comando de MODOK depois que ele assassinou seu ex-líder para se tornar uma ameaça formidável ao Universo Marvel.

No entanto, a ambição vingativa do líder insano provou ser problemática a longo prazo, e a IMA expulsou o malfeitor para criar um relacionamento contencioso entre os dois.

MODOK pode chegar ao cinema

Agora que há rumores de que MODOK pode aparecer no MCU, os fãs especulam onde ele pode mostrar seu crânio icônico. A lista de séries do Disney+ abre mais território para o vilão, mas Homem-Formiga 3 oferece indiscutivelmente a melhor oportunidade para o personagem mostrar suas proezas científicas malévolas.

Em uma cultura em que o público passou a confiar na Marvel como narrativa de sucesso de bilheteria e aceitar iterações outrora obscuras das criações da empresa, MODOK poderá finalmente brilhar em toda a sua glória deliciosamente louca quando descobrir a tecnologia de Hank Pym.

O domínio de dispositivos destrutivos de MODOK pode colocá-lo em desacordo com Scott Lang e Pym Tech, que não são estranhos a inimigos coniventes que tentam colocar as mãos em armas. No primeiro Homem-Formiga, Darren Cross, também conhecido como Jaqueta Amarela, menciona a IMA pelo nome como um cliente em potencial para vender os trajes que encolhem.

O MCU já estabeleceu a organização de desenvolvimento de pesquisa em Homem de Ferro 3, mas a publicidade negativa e a destruição do programa Extremis de Aldrich Killian abrem as portas para uma versão mais sinistra e secreta do grupo, semelhante à Hydra. As missões secretas dos filmes do Homem-Formiga podem fornecer um lar adequado para a IMA, e MODOK pode se encaixar perfeitamente nesse nicho específico do MCU.

Outra razão pela qual MODOK funcionaria como um vilão do Homem-Formiga é por causa dos tons mais leves e cômicos dos filmes. Apesar dos impulsos assassinos do vilão, sua aparência absurda o tornou sujeito de paródias e alvo de zombaria dos heróis da Marvel.

Havia rumores de que ele faria uma aparição em um filme do Capitão América, mas as histórias mais sérias que conduzem essa série dificultavam o caminho de uma cabeça flutuante. Em vez disso, MODOK se ajustaria muito melhor aos aspectos mais abertamente cômicos dos filmes do Homem-Formiga.

Uma série de comédia animada para adultos sobre MODOK, produzida e estrelada por Patton Oswalt, está programada para estrear no Hulu, mostrando como o cientista louco pode ser adaptado para a comédia. Além disso, o roteirista de Rick e Morty, Jeff Loveness, foi contratado para escrever o roteiro de Homem-Formiga 3, o que significa que o filme tem uma oportunidade de ouro para abraçar piadas de ficção científica e paródias de gênero.

Não é como se a tecnologia da IMA estivesse muito longe das máquinas interdimensionais de Rick Sanchez.

O vilão se encaixa ao tom do Homem-Formiga

Os filmes do Homem-Formiga sempre seguiram um caminho mais leve, mesmo em comparação com as aventuras fantásticas do resto do MCU. No entanto, os vilões nunca se destacaram como particularmente fortes.

Jaqueta Amarela talvez fosse genérico demais para um vilão corporativo para alguns, enquanto a trágica história de fundo de Fantasma em Homem-Formiga e a Vespa não se encaixou muito bem com o clima de aventura maluca. A terceira parte da franquia apresenta uma oportunidade de abraçar totalmente a diversão imaginativa que sempre se destacou, e MODOK pode ser o antagonista perfeito para ajudar a alcançar essas alturas.

Nenhum detalhe oficial da trama foi divulgado para o terceiro filme do Homem-Formiga, mas espera-se que grande parte do elenco principal retorne, incluindo Paul Rudd, Evangeline Lilly e Michael Douglas. Peyton Reed, que dirigiu os dois primeiros filmes do Homem-Formiga, retornará para dirigir o terceiro.

Ainda não há data de lançamento para Homem-Formiga 3.