Netflix

Por que 365 DNI, da Netflix, é um clone ruim e problemático de 50 Tons de Cinza

Contém spoilers!

Quando o suspense 365 DNI estreou na Netflix, as pessoas rapidamente elogiaram o filme como sucessor de Cinquenta Tons de Cinza, mas ainda mais quente – alguns até disseram que é o filme mais sexy de todos os tempos.

Mas o filme tem um lado sinistro escondido sob a trilha sonora sexy e as cenas quentes.

Em 365 DNI, a calma e sobrecarregada diretora de vendas Laura (Anna Maria Sieklucka) faz uma pausa na Sicília para reparar seu relacionamento quando é inesperadamente sequestrada pelo jovem, sexy e carismático chefe da máfia siciliana Massimo (Michele Morrone). Ele a aprisiona e diz que ela tem 365 dias para se apaixonar por ele.

Sabemos o que você está pensando: por que ela não planeja escapar o mais rápido possível? Bem, porque Massimo diz a ela que ela é a garota que ele sempre sonhou!

Ah, e ele matará os pais dela se ela tentar fugir.

O que se segue é uma terrível trama de manipulação no estilo de Cinquenta Tons de Cinza, recheada de cenas de sexo “excêntricas”. Mas qualquer sabe que a realidade não está nem perto do que é retratado aqui.

O sexo é quase consensual, se qualquer tipo de sexo com alguém que o forçou a entrar em um relacionamento sob ameaça de matar sua família pode ser chamado de consensual. Por qualquer definição, isso se qualifica como coerção.

Às vezes, Laura é colocada em situações com as quais definitivamente não se sente confortável, como ser amarrada e deixada como punição. Há também uma cena particularmente estimulante em que Massimo a empurra contra uma janela, a expõe e a força a fazer sexo anal.

Os alarmes tocavam nesse momento: ele não estava realizando fantasias, ele a estava humilhando, possuindo-a.

Filme problemático

As cenas de sexo por conta própria são bastante surpreendentes – de uma maneira ruim – mas também há o que acontece fora do quarto. Laura está claramente aterrorizada com Massimo e passa grande parte do filme andando com cuidado e tentando minimizar quaisquer problemas para não perturbar seu sequestrador/”namorado”.

O abuso emocional é desculpado pelos telespectadores que o consideram “quente” (talvez até não seja o caso), como parece que ela dá o seu consentimento, mas, novamente, ela está fazendo o que tem que fazer para sobreviver. Massimo também a faz contar a ele todas as suas fantasias sexuais, para que ele possa ultrapassar seus limites e dizer que ela realmente queria.

Essas são táticas usadas pelos agressores para transferir a culpa para a vítima.

Em um mundo em que advogados leem detalhes íntimos da vida sexual de uma mulher em seu julgamento por assassinato, é compreensível que as pessoas pensem que é isso que ela quer. O fato de ela gostar de ser esganada durante o sexo se torna “eu a engasguei demais durante o sexo e a matei, mas ela adorou”.

A razão pela qual isso não é visto como um suspense aterrorizante sobre uma mulher ser mantida em cativeiro, com lavagem cerebral e estupro por um homem psicótico e sedento de poder, é simples. Massimo é atraente.

Filmes como Cinquenta Tons de Cinza, Crepúsculo e muitos outros são populares apenas porque o protagonista masculino manipulador é bonito. Suas tendências assassinas da máfia fazem dele um garoto mau, em vez de alguém de quem você deveria ficar longe.

Se ele fosse um cara feio e com excesso de peso de 60 anos, o final seria mais parecido com um episódio de Criminal Minds, em que a garota escapa depois de enganar ou atacar seu sequestrador e eles pegam o maluco e o colocam na cadeia.

Infelizmente, esse não é o caso e o agressor bonitão mais uma vez está sendo anunciado como o homem dos sonhos.

365 DNI já está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.