Independentemente de como você avalie a qualidade da franquia Crepúsculo, não se pode negar que a saga foi uma das maiores febres dos anos 2000, conquistando fãs no mundo inteiro e dominando as conversas.

Baseados nos livros de Stephanie Meyer, os filmes da saga Crepúsculo acompanham a história de Bella, uma jovem que se envolve em um triângulo amoroso com um vampiro e um lobisomem.

O triângulo amoroso que representou a base da trama de Crepúsculo contava com Kristen Stewart como Bella e os atores Robert Pattinson e Taylor Lautner como Edward e Jacob.


Em Lua Nova, segundo filme da saga, foi introduzida Jane Volturi, a vilã vivida por Dakota Fanning. Após a conclusão da série de filmes, a atriz preferiu voltar sua carreira para projetos independentes e séries de TV.

Confira abaixo!

Carreira longa e sólida

Dakota Fanning começou sua carreira em Hollywood extremamente jovem. Aos 6 anos, a atriz já havia participado de grandes projetos como Guerra dos Mundos e A Menina e o Porquinho.

Sendo assim, Fanning resolveu celebrar a chegada da maturidade com uma folga das telas. A atriz se matriculou na Universidade de Nova York para estudar cinema, com foco na representatividade e estereótipos femininos na indústria.

Enquanto Dakota Fanning curtia um merecido descanso de seus projetos em Hollywood, sua irmã Elle Fanning assumiu seu lugar. A jovem atriz participou de filmes como Malévola e The Neon Demon, se estabelecendo também como uma artista competente e requisitada.

Atualmente, Elle Fanning interpreta a Rainha Catarina, a Grande, na série The Great.

Após o fim de Crepúsculo, Dakota Fanning preferiu escolher projetos mais originais e independentes. Em 2013, a atriz contracenou com Susan Sarandon e Kevin Kline no filme The Last of Robin Hood. Em 2015, Fanning atuou em The Benefactor, e em 2016 se juntou a Ewan McGregor e Jennifer Connelly em American Pastoral.

Atualmente, Dakota Fanning se prepara para o lançamento da segunda temporada de The Alienist. Na série de mistério ambientada na Nova York do início do século XX, a atriz vive Sara Howard, uma jovem que se junta a uma dupla de detetives na busca por um impiedoso serial killer.

A atuação de Dakota Fanning na série da TNT foi muito elogiada pela crítica especializada, sendo considerada um dos pontos altos da série. A personagem é baseada levemente em Isabella Goodwin, a primeira mulher a trabalhar como detetive no departamento de polícia de Nova York.

Mesmo com novos projetos, Dakota Fanning evita dedicar muito tempo aos holofotes. A atriz sempre foi conhecida por manter discreta sua vida pessoa.

“Eu fui criada por uma família muito tradicional. Sendo assim, eu não tenho o costume de lavar roupa suja em público”, afirmou a atriz.

Para o futuro, Dakota Fanning pretende expandir sua carreira, desta vez por trás das câmeras. A atriz fará sua estreia como diretora na série Women’s Tales, que adapta um dos livros da autora Sylvia Plath.

“Eu definitivamente espero poder desenvolver mais projetos como esse! Ainda não sei se ficarei por trás das câmeras para sempre, mas isso com certeza pode acontecer”, contou Fanning.

A primeira temporada de The Alienist está disponível na Netflix.