Netflix

Após petição para remoção de 365 DNI, Netflix toma decisão sobre filme

Baseada na série de livros de E.L. James, 50 Tons de Cinza se tornou uma bem sucedida franquia no cinema, com o primeiro filme lançado em 2015 e protagonizado por Jamie Dornan e Dakota Johnson. Agora, um filme da Netflix está repetindo esse sucesso: 365 DNI.

O filme chegou à Netflix brasileira recentemente, e desde então vem conquistando o público com sua história quente e sedutora.

Inspirado na série de romances eróticos de Blanka Lipinska, o filme polonês fez grande sucesso na Europa antes de ser disponibilizado pela plataforma nas Américas.

365 DNI conseguiu se manter entre os filmes mais assistidos da Netflix desde sua estreia, mas também vem causando polêmica e provocando a ira de muitos fãs. Confira abaixo tudo sobre essa controvérsia e a reação da Netflix!

Petição importante 

Após a polêmica envolvendo a trama de 365 DNI, um grupo de assinantes da Netflix tomou uma decisão drástica. Foi criada uma petição que exige a retirada do filme da plataforma, e o documento já foi assinado por quase 80 mil pessoas.

O abaixo-assinado afirma que 365 DNI glamouriza o estupro e a violência sexual, além de ignorar completamente o comportamento predatório de Massimo em nome de um⁹ maior teor erótico.

“A natureza questionável do filme se torna evidente nos primeiro minutos, na cena em que o protagonista força um ato sexual em uma funcionária de seu jatinho particular. Ela aparece relutante, mas ele não desiste e a prende no fundo do avião. No final do encontro sexual, ela é mostrada com lágrimas nos olhos. E o filme só piora a partir desse momento”, afirma a petição.

O abaixo-assinado também diz que a Netflix não poderia ter escolhido um momento pior para lançar um filme tão problemático.

“É surpreendente que um filme como esse tenha sido lançado em 2020, depois do movimento Anti-Estupro dos anos 70 e o mais recente #MeToo. É horrível pensar que a Netflix apoia esse tipo de conteúdo. Não há nada de consensual no relacionamento dos protagonistas, e o filme tenta glamourizar comportamentos violentos e predatórios”, continua o documento.

A atitude dos espectadores foi também apoiada pela cantora Duffy, que já viveu uma traumática história de abuso. A artista escreveu uma carta aberta ao CEO da Netflix.

Espectadores que assinaram a petição prometeram: vão abandonar a Netflix se 365 DNI não for retirado da plataforma.

A reação da Netflix

A Netflix tomou recentemente uma decisão definitiva sobre o destino de 365 DNI. A plataforma vai continuar a exibir o filme erótico.

A decisão foi explicada em uma entrevista de um porta-voz da companhia ao jornal britânico The Guardian.

No papo com a imprensa, o porta-voz salientou que a Netflix não foi responsável pela produção de 365 DNI, apenas adquiriu os direitos de exibição do filme.

Antes de chegar à Netflix, 365 DNI já havia sido exibido em cinemas da Polônia e outros países da Europa.

“Acreditamos fortemente em dar aos nossos assinantes em todo o mundo mais opções e controle sobre o que eles querem ou não assistir na plataforma. Sendo assim, usuários podem definir filtros de maturidade no perfil e remover títulos específicos, para se protegerem de conteúdos que consideram maduros ou pesados demais”, afirmou o porta-voz da empresa.

365 DNI continua disponível na Netflix, e deve inclusive ganhar uma continuação em breve.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.