Filmes

Até que enfim! Henry Cavill usa uniforme icônico de Superman em foto

O corte da Liga da Justiça de Zack Snyder, que será lançado em 2021, contará com o traje preto do Superman. Essa foi uma das novidades reveladas pelo diretor recentemente.

O traje preto do Superman tem um significado incrível para a história do super-herói, sendo exibido em vários quadrinhos, programas de televisão e histórias alternativas. Mais notavelmente, está associado ao renascimento do Superman.

Desde a morte de Superman em Batman v Superman: A Origem da Justiça, o traje preto tem sido muito exigido pelos fãs, e Zack Snyder pretendia mostrá-lo originalmente em Liga da Justiça – a versão de Joss Whedon, diretor que acabou assumindo o filme depois, mostra Superman em seu uniforme tradicional.

Zack Snyder revelou através das redes sociais que o Superman usaria o traje preto durante todo o seu corte de Liga da Justiça. Snyder também discutiu vários detalhes sobre o processo e seu significado para a história do Superman.

Dada a relevância do traje preto para a morte e o retorno de Superman nos quadrinhos da DC, há maior significado do traje preto do Superman no corte de Snyder do que simplesmente a estética de marca registrada do diretor.

Para adiantar a novidade aos fãs, uma arte de fã trouxe o Superman de Henry Cavill com barba, cabelo comprido e o tão icônico traje preto. Confira abaixo, lembrando que a imagem não é oficial:

https://www.instagram.com/p/CAuuMxBF7jj/?utm_source=ig_embed

O pôster do fã da DC também é motivado pelo fato de que Henry Cavill deve voltar a ser o Superman. O ator estaria fechando um novo acordo com o estúdio para fazer novas aparições.

Os fãs adoraram a sugestão de Mizuri. Além disso, lembram que esse visual pode aproveitar o bigode que Henry Cavill teve em Liga da Justiça.

Vale lembrar que na versão de 2017, a aparência de Henry Cavill foi modificada de forma digital, o que ficou estranho no longa.

Na época de regravações, o astro de Superman estava com o visual de Missão Impossível: Efeito Fallout e por isso não podia raspar o bigode.

O que o traje preto de Superman significa nos quadrinhos

De histórias de realidades alternativas a momentos e eventos especiais, o Superman vestiu o esquema de cores alternativo várias vezes nos quadrinhos da DC. Nenhum é tão famoso quanto o traje preto que ele vestiu no arco cômico Morte e Retorno do Super-Homem.

O traje preto foi formalmente apresentado no arco de história de 1993, Reino do Superman, que se seguiu à icônica A Morte do Superman, escrita por Dan Jurgens. A partir de então, o traje preto tornou-se sinônimo da morte e do retorno do Superman.

No nível da trama, o traje preto é um uniforme de regeneração para o Homem de Aço se recuperar ao perder energia significativa do sol. É uma maneira de ele se curar rapidamente, com o traje agindo como um imã para absorver o máximo de radiação solar amarela possível para que o Superman volte à saúde.

Nos quadrinhos, o Superman lutou e “morreu” nas mãos do Doomsday, além de salvar a Terra. Ele então foi revivido na Fortaleza da Solidão e voltou no traje preto para que ele pudesse retornar para salvar a Terra enquanto ainda estava consideravelmente fraco.

Superman, é claro, retornaria ao traje vermelho e azul clássico logo após os eventos de Reino do Superman, quando seus poderes estavam de volta com força total.

O traje apareceu em quadrinhos aqui e ali, principalmente como um aceno para a icônica história do Superman e como uma maneira de apimentar histórias em quadrinhos e dar ao Superman algumas roupas alternativas. Ele usaria diferentes tipos de trajes pretos em várias interpretações.

Em Superman: A Série Animada, o personagem vestiu um traje preto, simbolizando sua mudança de herói para um líder mais tirânico após a morte de Lois Lane.

Em Batman do Futuro, Superman aparece novamente em um traje preto e branco, desta vez simbolizando sua idade e maturidade. No Arrowverso, uma versão maligna do Superman também usava um terno preto.

O momento mais recente em que o Superman vestiu o traje preto nos quadrinhos aconteceu no final dos Novos 52 e início do Renascimento, onde Superman pré-Flashpoint veste o traje preto para se distinguir de sua contraparte dos Novos 52. Com todas essas variações, como Zack Snyder usaria o traje em Liga da Justiça?

Snyder gravou o Superman com azul, mas teria mudado para preto na pós-produção

Desde que Liga da Justiça começou a ser gravado, o traje preto fez imediatamente parte das indicações e discussões dos fãs do filme. Em 2016, Henry Cavill compartilhou uma postagem no Instagram com um close do traje do Superman em preto.

Fabian Wagner e Michael Wilkinson também falaram sobre um traje preto de Superman. No entanto, devido a compromissos entre o estúdio e Snyder, grande parte do corte do Snyder apresentava Superman em seu clássico vermelho e azul.

As cenas da batalha final contra o Lobo da Estepe, por exemplo, mostram Henry Cavill em seu traje clássico.

Como parece que Zack Snyder pretendia ter o Superman em suas cores preto e branco durante essas cenas, a mudança teria que ocorrer durante a pós-produção de Liga da Justiça, antes do lançamento do filme. Quando Joss Whedon foi contratado para refilmagens, todos esses planos foram abandonados e o produto final de Whedon fala por si.

Praticamente todas as sequências do Superman na Liga da Justiça de Snyder foram abandonadas ou fortemente alteradas na versão que foi lançada nos cinemas, para apresentar uma abordagem mais amistosa.

Com o corte de Snyder, um tópico que se tornou mais popular do que nunca agora com o anúncio do lançamento dessa versão, o traje preto de Superman parece estar de volta à discussão. Ao se envolver com os fãs na plataforma de mídia social Vero, Snyder revelou mais detalhes sobre o traje preto de Superman e seu papel na história.

Em um nível prático, para todas as perguntas sobre momentos específicos do Superman no corte de Snyder que conhecemos, como a conversa com Alfred e a batalha final, Snyder reafirmou que Superman estaria de traje preto. A questão permanece: quanto tempo o Superman ficaria de terno preto?

O que o traje preto significa para a história de Snyder

O Superman de Zack Snyder usou o traje preto antes de Liga da Justiça. Em 2013, em uma cena de O Homem de Aço, seu Superman apareceu com um traje totalmente preto enquanto era persuadido pelo General Zod a desistir do códice.

Nesse cenário, o traje preto simbolizava como seria o Superman sob o comando do General Zod. Como todos os kryptonianos excluídos que foram enviados para a Zona Fantasma, um uniforme todo preto é usado com o símbolo de sua casa no peito.

A sequência de pesadelo de O Homem de Aço exibiu o traje preto dessa maneira, mas não é como teria sido usado no corte de Snyder.

Com 214 minutos, não há como saber quantas cenas do Superman desapareceram. Snyder revelou aos fãs que o Superman teria escolhido o traje preto em Liga da Justiça, onde Clark está andando pela nave kryptoniana logo após sua ressurreição.

Na versão desta cena incluída no DVD de Liga da Justiça, o herói passa pelo traje preto, mas escolhe seu traje clássico. Em termos da história, não se sabe se esse traje preto também é um traje de regeneração, como o equivalente em quadrinhos da DC, ou um traje mais simbólico, como em Renascimento.

Zack Snyder sugeriu que Jor-El seria visto ou ouvido no corte de Snyder durante esses momentos: talvez ele levaria Clark a escolher o traje preto antes de entrar em batalha contra o Lobo da Estepe com o resto da Liga da Justiça.

Quando perguntado quando o Superman usaria o traje clássico novamente, Snyder respondeu que isso teria acontecido nos próximos dois filmes, implicando que o arco do Superman era uma verdadeira jornada do herói.

O Snyder Cut, versão de Zack Snyder de Liga da Justiça, será lançado em 2021 pela HBO Max, serviço de streaming da Warner Bros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.