Filmes

Culpa da Marvel? Tom Holland fica de fora de filme do Homem-Aranha; veja motivo

Parece que nenhum universo ainda é grande o suficiente para todos os Homens-Aranha por aí.

Homem-Aranha no Aranhaverso, vencedor do Oscar, cumpriu seu título ao apresentar ao público uma infinidade de versões diferentes do famoso herói. Miles Morales (Shameik Moore) conheceu Peter Parker (Chris Pine) de seu universo, o vigilante de cabelos loiros que morreu no início do filme, antes de se encontrar com um Homem-Aranha alternativo: Peter B. Parker (Jake Johnson) universo diferente.

Outra Pessoa-Aranha que foi deslocada do universo após a explosão do super-colisor do vilão Rei do Crime (Liev Schrieber) foi Gwen Stacy (Hailee Steinfeld), que Miles conheceu em seu prestigiado novo internato. Ao longo do filme, personagens e telespectadores conheceram Peter Porker, também conhecido como Porco-Aranha (John Mulaney); Peni Parker, também conhecida como SP//dr (Kimiko Glenn); e Homem-Aranha Noir (Nicolas Cage).

Eles chegaram a ter um vislumbre de Miguel O’Hara, também conhecido como Homem-Aranha 2099 (Oscar Isaac), na cena pós-créditos de Homem-Aranha no Aranhaverso.

Se as coisas tivessem acontecido como a equipe do filme originalmente esperava, Homem-Aranha no Aranhaverso teria apresentado ainda mais Homens-Aranha – ou seja, os três atores que interpretaram Peter Parker em filmes em live-action antes.

O co-produtor de Homem-Aranha no Aranhaverso, Christopher Miller, falou durante um evento de exibição do filme, realizado no Twitter, que ele e seus colegas criativos apresentaram aos executivos da Sony Pictures as participações especiais dos atores Tobey Maguire (da trilogia dirigida por Sam Raimi), Andrew Garfield (de O Espetacular Homem-Aranha) e Tom Holland (o Homem-Aranha do MCU). Como todos sabem, essas aparições não aconteceram.

Quando perguntado por um fã da Marvel no Twitter por que Holland em particular não teve uma participação especial, Miller explicou que os executivos da Sony achavam que “era muito cedo” para o trio “ambicioso” de participações especiais.

O que poderia ter acontecido

Para aqueles que acompanham todas as coisas relacionadas ao Homem-Aranha, ouvir que a equipe de Homem-Aranha no Aranhaverso planejava ter Maguire, Garfield e Holland participando do filme parece familiar. Holland realmente confirmou que deveria emprestar sua voz ao filme enquanto falava com o JOE UK em uma entrevista em junho de 2019.

O ator compartilhou que sabia sobre os planos de Homem-Aranha no Aranhaverso e ficou arrasado quando não deu certo: “Em um ponto, eu deveria estar no filme. Sim, haveria outro Peter Parker. Era uma cena em uma estação de trem ou algo assim, e seria como uma referência. Eu passava pelos bastidores e dizia: ‘Ei, garoto!’, ou algo assim. Nunca aconteceu. Fiquei de coração partido.”

A parte mais recente dos comentários recentes de Miller é a menção de que os executivos da Sony acreditavam que era “muito cedo” para uma participação especial de Homens-Aranha. Parece que a preocupação provavelmente se deveu parcialmente ao fato de a iteração do Homem-Aranha de Holland, na época, ter morrido apenas alguns meses antes do lançamento do Homem-Aranha no Aranhaverso.

Seu Peter Parker morreu no final de Vingadores: Guerra Infinita, que estreou em abril de 2018, oito meses antes da estreia de Homem-Aranha no Aranhaverso nos cinemas em dezembro de 2018.

De acordo com o co-diretor do filme, Rodney Rotham, outra razão pela qual as aparições não aconteceram é porque havia preocupações com as possíveis consequências negativas que surgiriam da inclusão de muitos Homens-Aranha no filme, especialmente aqueles que o público já conhecia – ou seja, as versões de Maguire, Garfield e Holland do personagem.

Como Rothman declarou em um episódio de The Q&A with Jeff Goldsmith em janeiro de 2019, “eu não quero dar detalhes disso, mas eu escrevi uma cena com todos os três atores do Homem-Aranha em live-action”.

Ele complementou: “Mas havia muita ansiedade em torno do filme em geral e havia ansiedade em confundir as pessoas.”

Embora não tenha acontecido ainda, parece completamente possível que a união dos três Homens-Aranha em live-action ocorre em alguma sequência de Homem-Aranha no Aranhaverso.

Tom Holland retornará como Peter Parker em Homem-Aranha 3, que chegará aos cinemas em 28 de outubro de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.