Filmes

Herói dos Vingadores tem história de origem trágica na Marvel

Os Vingadores são conhecidos por parar os vilões e impedir que o mundo caia em desastre, de novo e de novo. Desde adiar uma invasão alienígena da cidade de Nova York no último minuto até trazer de volta todo mundo que Thanos apagou no final de Vingadores: Guerra Infinita, os membros dessa super equipe têm muita experiência em salvar o dia.

Talvez um dos motivos pelos quais os Vingadores tenham adquirido o hábito de se colocar em risco pelo bem dos outros é que todos sofreram algum tipo de perda durante uma parte anterior de suas vidas, tornando-os mais compassivos com o sofrimento dos outros.

Pense nisso: quase todos os Vingadores do MCU perderam algo ou alguém próximo a eles que os colocou no caminho de se tornarem super-heróis. O Capitão América é uma dessas pessoas, e aqui o Observatório do Cinema vai revisitar sua origem.

Trágica origem

Um Vingador com uma história de origem trágica é Steve Rogers, também conhecido como Capitão América – e também conhecido como o Primeiro Vingador. Rogers queria desesperadamente servir nas forças armadas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi repetidamente rejeitado durante o processo de recrutamento devido à sua magreza e pequena estatura.

Seu bom senso foi apreciado pelo doutor Abraham Erksine, que o recrutou para o Projeto Renascimento e o injetou com o soro experimental de super soldado que transformou Rogers no Capitão América. No entanto, imediatamente após a conclusão do procedimento, Erksine foi assassinado por um agente da Hydra.

Mais tarde, enquanto tentava prender Arnim Zola, Rogers perdeu seu melhor amigo e colega soldado Bucky Barnes durante o combate, apenas para ser forçado a batalhar com seu compatriota há muito tempo perdido depois que Barnes sofreu uma lavagem cerebral e se tornou o Soldado Invernal.

É claro que todo herói lida com a perda, mas as vitórias de Capitão América foram frequentemente manchadas pela tragédia: depois de derrotar o Caveira Vermelha, por exemplo, ele foi forçado a colidir a nave carregada de bombas do vilão no Oceano Ártico, afastando-se de Peggy Carter, a mulher que ele amava.

Quando Rogers finalmente acordou na era moderna, depois de décadas em profundo congelamento, ele foi inserido em um novo período de tempo em que não sabia nada.

Dada a perda de seu mentor Erksine, seu amigo Bucky, e o sacrifício abnegado de seu amor por Peggy, a história de origem do Capitão América é uma que foi repetidamente prejudicada pela tragédia.

Chris Evans se despediu do papel de Capitão América com Vingadores: Ultimato. No Brasil, o filme da Marvel está disponível no Amazon Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.