O Snyder Cut, nova versão de Liga da Justiça dirigida por Zack Snyder, pode apresentar um Superman ainda mais sombrio, que define o plano de longo prazo de Zack Snyder para o herói da DC. Antes de deixar Liga da Justiça, Snyder teve muita liberdade para fazer o DCEU (Universo compartilhado da DC) como bem queria.

Ele reiniciou Superman com O Homem de Aço em 2013 e focou nele novamente em Batman v Superman: A Origem da Justiça em 2016. Esses filmes foram o começo de um plano de cinco filmes centrado no herói kryptoniano.

No entanto, a visão que Snyder tinha do arco do Superman e do DCEU como um todo mudou bastante a cada novo filme. A Warner Bros. começou a mudar detalhes para tentar atrair os filmes da DC para um público mais amplo.


Foi isso que levou à mudança de tom de Liga da Justiça e por que uma das maiores alterações feitas por Joss Whedon foi adicionar mais comédia. É seguro dizer que Liga da Justiça não funcionou e a Warner Bros. reconheceu o potencial que a versão de Snyder poderia ter.

Liga da Justiça de Zack Snyder chegará ao HBO Max em 2021 e será um filme quase totalmente diferente do que já foi lançado – e isso incluirá um Superman diferente e mais sombrio.

Apesar de todas as revelações que Snyder fez sobre seu corte de Liga da Justiça, ele não deu muitos detalhes sobre o papel de Superman. Sabemos que o Superman tem uma sequência de ressurreição diferente no Snyder Cut, que serviu como sua introdução no corte de cinema.

A partir daí, partes de sua história podem ser reunidas com base no que Snyder filmou: ele vai para a fazenda Kent e se reúne com Lois, visita sua nave kryptoniana novamente, encontra Alfred na Batcaverna e participa do final.

Esta parte de sua história pode ser onde o Superman fica mais sombrio do ponto de vista estético, já que Snyder indicou que ele usaria o traje preto.

Um Superman mais sombrio

A versão verdadeiramente mais sombria do Superman que pode ser apresentada em Liga da Justiça pode vir através do futuro de “Pesadelo”. Snyder confirmou que o Snyder Cut inclui mais do possível futuro vislumbrado em Batman v Superman, onde Superman é um tirano maligno que serve Darkseid.

Não está claro como o Superman poderia aparecer neste “futuro sombrio” em Liga da Justiça, mas a intenção de Snyder era usar o filme para definir essa mudança mais sombria. Seu final original para o filme teria Darkseid matando Lois Lane, fazendo o Superman sucumbir à Equação Anti-Vida.

Então, seria nas sequências de Liga da Justiça que a escuridão do Superman é mostrada, enquanto Batman tentava impedir essa mudança.

Como o Superman de Snyder já é frequentemente criticado por já ser muito sombrio, a reação ao que mais ele planejou para o personagem pode acabar dividindo o público mais uma vez. Mas Henry Cavill está em negociações para retornar como Superman em alguns projetos que não são de Snyder no futuro.

Próximos filmes como Flash ou Shazam 2 são possíveis locais de desembarque para Cavill, enquanto muitos ainda esperam que ele esteja na tela com Adão Negro, de Dwayne Johnson, em pouco tempo.

O Superman mais sombrio que poderia ser apresentado em Liga da Justiça de Snyder provavelmente não terá nenhum impacto sobre como o personagem é retratado no futuro, mas pelo menos Snyder será capaz de ter sua visão trazida para a tela.