Netflix

Novo Milagre na Cela 7 da Netflix, Adú é baseado em história real? Veja

Para muitos, o ressurgimento de sentimentos anti-imigrantes não só pode ser irritante, mas também muito psicologicamente prejudicial. E é por isso que os filmes que destacam as lutas da vida dos imigrantes são muito cruciais.

Os filmes pertencentes ao subgênero nos dão um vislumbre das lutas da comunidade imigrante e também nos ajudam a perceber como, fundamentalmente, o movimento global tece e fortalece os próprios tecidos de nossa sociedade. Adú, da Netflix, é outro filme que tenta encapsular a experiência de imigração e migrantes.

O enredo do filme, tido como “o novo Milagre na Cela 7” por algumas pessoas, é dividido em três narrativas paralelas. Uma gira em torno da vida de um menino e sua irmã, que tentam se esconder no porão de um avião apenas para escapar de seu continente e chegar à Europa.

A segunda narrativa destaca as lutas de um ativista ambiental que precisa lidar com as atividades de caça furtiva em andamento na África. E a terceira e última narrativa é sobre um grupo de guardas que lideram a responsabilidade de impedir que as pessoas tentem pular a cerca em Melilla.

No final, todas essas histórias se reúnem e mostram quantas pessoas no continente africano ainda estão tentando encontrar maneiras de escapar para que possam buscar uma vida melhor no mundo exterior. Claramente, o filme se inspira na vida real, então o Observatório do Cinema vai explorar ainda mais o que exatamente inspirou o diretor Salvador Calvo a fazer um filme sobre a África.

Adú é baseado em uma história verdadeira?

Adú não se baseia em uma história verdadeira e, na maioria das vezes, seus personagens são uma obra de ficção. No entanto, a história do filme é inspirada em eventos da vida real.

Como mencionado acima, a primeira narrativa do filme gira em torno de dois irmãos africanos que tentam escapar de seu continente tentando se esconder dentro de uma aeronave. A ideia por trás desse segmento do filme surgiu de um incidente real de 2015, em que um garoto de 8 anos foi encontrado na mala de uma mulher no posto de controle de segurança de um aeroporto.

Mais tarde, deduziu-se que a senhora foi realmente paga pelo pai do menino, que queria se reunir com seu filho nas Ilhas Canárias depois de se separar dele em Ceuta. A segunda narrativa do filme retrata a vida de um ativista ambiental em dificuldades.

Parece aludir às verdadeiras ameaças de caça furtiva no continente africano, onde as presas de marfim dos elefantes são cortadas e esculpidas em ornamentos. Nos anos 80, uma proibição comercial internacional foi introduzida, uma vez que a China era a principal consumidora desses ornamentos de marfim.

Mas, mesmo após essa proibição, os números continuaram aumentando e até levaram ao aumento do tráfico ilegal desses ornamentos. Com sua representação de elefantes sem presa e mortos, o filme lança luz sobre a realidade grosseira da caça furtiva na perspectiva de um reformador social.

A terceira narrativa do filme é sobre os guardas nacionais que supervisionam as cercas que ligam Ceuta e Melilla. Os arames farpados, cobertos com rolos de lâminas de barbear, que separam Ceuta e Melilla são extremamente perigosos para quem tenta cruzá-los.

Elevando-se a uma altura de 6 metros, esses fios também podem ser fatais para os “saltadores”. E, no entanto, todos os anos, quase milhares de migrantes tentam ultrapassar esses muros.

Assim, como os guardas do filme, os que protegem esses muros não apenas impedem os migrantes ilegais, mas também evitam uma catástrofe humanitária.

Adú já está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.