Filmes

Van Danme foi demitido de filme por motivo hilário; veja

O ícone dos filmes de ação Jean-Claude Van Damme foi originalmente escolhido como a criatura em O Predador, mas depois foi demitido sem cerimônia do papel.

Embora Arnold Schwarzenegger interprete o herói Alan “Dutch” Schaefer em O Predador, acontece que outra estrela de ação com um forte sotaque quase se juntou a ele no filme.

No entanto, isso aconteceria muito cedo na carreira de ator de Van Damme, então ele não foi contratado para interpretar um dos mercenários durões, mas sim para retratar o próprio Predador.

Van Damme começaria a subir ao topo do gênero de ação pouco depois de O Predador chegar aos cinemas, estrelando filmes como O Grande Dragão Branco, O Desafio do Dragão e Soldado Universal.

Enquanto isso, Schwarzenegger já estava no topo do mundo, graças a filmes como O Exterminador do Futuro, Comando Para Matar e Conan, o Bárbaro.

O sucesso de O Predador apenas reforçaria a carreira do ator austríaco em Hollywood, com O Exterminador do Futuro 2 – O Dia do Julgamento Final realmente consolidando Arnold como imortal alguns anos depois.

Então, se Van Damme foi contratado para interpretar o Predador, por que o caçador de uma raça alienígena foi interpretado por Kevin Peter Hall no filme? As razões, sem surpresa, dependem de que lado da história se ouve.

Por que Jean-Claude Van Damme foi demitido de O Predador

Todos os envolvidos com O Predador podem concordar com três fatos básicos: Jean-Claude Van Damme foi escalado para interpretar a criatura do título, ele não gostava de usar o horrível traje vermelho necessário para filmar as cenas em que o Predador é quase invisível e ele não se dava bem com o produtor Joel Silver.

A diretora de elenco Jackie Burch revelou que Van Damme era um problema no set e ficava reclamando o tempo todo, levando à sua saída do filme.

O coordenador de acrobacias Craig R. Baxley relatou uma circunstância completamente diferente (e hilária), dizendo que Silver demitiu Van Damme pessoalmente depois que o ator quebrou uma cabeça cara construída para uma versão inicial da criatura.

Enquanto isso, o produtor John Davis disse que Van Damme foi demitido devido a preocupações sobre sua altura e estatura geral não serem imponentes o suficiente para interpretar corretamente o Predador.

Há ainda mais variações na história em que Van Damme discordava de Silver sobre como interpretar o personagem, continuava desmaiando devido ao calor e peso do traje da criatura, atrasando a produção, e tinha um desempenho tão ruim com o traje que foi demitido.

Por sua vez, o próprio Van Damme explicou que, embora seus problemas com o primeiro traje do Predador fossem verdadeiros – a criatura inicialmente parecia muito diferente no filme -, a razão pela qual ele disse que foi demitido é devido a se recusar a fazer uma acrobacia que ele achava insegura.

De acordo com Van Damme, Silver pediu que ele desse um salto que considerava perigoso demais. Ele recusou, e Silver o demitiu.

Van Damme também disse que o homem que fez a acrobacia em questão quebrou a perna, embora outros envolvidos com a produção de O Predador tenham dito que esse ferimento não ocorreu.

Como na maioria das histórias controversas, a verdade provavelmente está em algum lugar no meio das várias versões.

O Predador chegou aos cinemas em 1987. Foi elogiado pela crítica e teve grande sucesso nas bilheterias.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.