Heath Ledger é sinônimo de Coringa. Sua interpretação do vilão icônico dos quadrinhos da DC lhe rendeu um Oscar póstumo.

Mas você sabia que Ledger foi abordado originalmente para estrelar como Batman em Batman Begins, de Christopher Nolan?

Falando no Lincoln Film Center em Nova York, Nolan disse em 2012: “Ele foi muito gentil com isso, mas disse: ‘Eu nunca participaria de um filme de super-heróis’.”


O papel acabou indo para Christian Bale, e tendo observado a abordagem de Nolan nos filmes de quadrinhos, Ledger reconsiderou e assinou contrato para o papel de Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas.

“Expliquei a ele o que queria fazer com Batman Begins e acho que talvez ele sentisse que eu consegui”, disse Nolan.

Coringa histórico

“Nós o escalamos antes mesmo de o roteiro ser escrito”, confirmou Nolan.

“Então, ele teve muito tempo para ficar obcecado com isso, pensar no que ele ia fazer, para realmente descobrir.”

O diretor confirmou que Heath Ledger não permanecia no personagem no set.

“Ele não gostava de trabalhar muito”, explicou Nolan.

“Ele gostava de interpretar um personagem e, em seguida, parava de trabalhar e deixava passar tempo suficiente até sentir vontade de novo. E foi o que aconteceu quando ele entrou para o projeto; ele estava realmente pronto para fazer algo assim.”

Nolan continuou: “Como muitos artistas, ele tinha a sua abordagem. Ele sentava-se com Christian e havia uma ou duas frases em que sua voz era um pouco diferente, dando uma risadinha. E então filmamos testes de cabelo e maquiagem e tentamos visuais diferentes, e nisso ele começou a se mover. Nós tínhamos facas de borracha e ele escolhia qual arma queria usar e explorava o movimento do personagem.”

“Não estávamos gravando som, então ele se sentiu bastante capaz de começar a conversar e mostrar um pouco do que faria. E dessa maneira ele meio que se aproximou do personagem.”

Curiosamente, o ator Joaquin Phoenix, que também ganhou um Oscar por interpretar o Coringa, também foi considerado para o papel de Batman. O diretor Darren Aronofsky foi encarregado de reiniciar os filmes do Batman antes de Nolan ser chamado.

Aronofsky disse à Empire em uma entrevista recente: “O estúdio queria Freddie Prinze Jr. e eu queria Joaquin Phoenix. Lembro-me de pensar: ‘Ah, estamos fazendo dois filmes diferentes aqui’. Essa é uma história verdadeira. Isso foi em uma época diferente. O Batman que escrevi tinha definitivamente um tipo de abordagem diferente do que eles acabaram fazendo.”

Batman: O Cavaleiro das Trevas chegou aos cinemas em 2008. O filme foi aclamado por crítica e público.