Netflix

Após quebrar marca na Netflix, O Poço terá sequência? Confira

O Poço, um filme espanhol de 2019, é uma das grandes surpresas da Netflix. Segundo o serviço de streaming, está entre os filmes mais vistos da plataforma, compartilhando o sucesso com Resgate e Bird Box.

Que filmes de ação, comédias românticas e de fantasia estejam nos primeiros lugares dos mais assistidos na história da Netflix é lógico, mas não é comum que um longa-metragem tão complexo e com tanta violência entre sorrateiramente nos dez primeiros lugares.

O posicionamento de O Poço é muito mais surpreendente, já que mal chegou ao mercado dos Estados Unidos em 20 de março de 2020. Isso significa que o filme poderia ter uma continuação, como acontecerá com Resgate?

Vamos ver o que é conhecido.

Sobre o que é O Poço?

O Centro de Autogestão Vertical, também conhecido como “o Poço”, é para onde vão algumas pessoas, voluntariamente, como Goreng (Ivan Massagué). O protagonista, se sobreviver ao período de seis meses, poderá receber o tão esperado diploma.

O único sustento que você receberá durante a sua estadia vem de uma plataforma de alimentos que se move pelos níveis todos os dias.

O paradoxo, como vemos à medida que o filme avança, é que com comida para todos, a gula, o individualismo e o egoísmo impedem a população de enfrentar melhor a sua permanência. Uma crise para o capitalismo? Pode ser.

No entanto, quando um dos personagens decide mudar o sistema, descobrimos que há uma grande diferença entre a aspiração de igualdade e a implementação dessa igualdade. De fato, poderíamos afirmar que a redistribuição de provisões desencadeia a violência mais gráfica da obra.

O final

Se o cineasta Galder Gaztelu-Urrutia foi indicado para Goya Awards, Feroz Awards, Gaudí Awards, Toronto Film Festival e foi vencedor do Stiges Film Festival, é pela forma como narra e encerra a sua produção. Isso tudo é um sonho?

O protagonista morre? Ele alcançou seu objetivo?

Essas são perguntas obrigatórias assim que o filme termina.

Se você já viu, é preciso lembrar que há um esforço imenso para que a panna cotta, sobremesa típica da região italiana do Piemonte, chegue intacta como mensagem ao seu destino.

Porém, no final das contas, uma das interpretações mais aceitas é que o que realmente importa não era aquela sobremesa, nem a vida do protagonista Goreng, mas sim a garota.

E esta interpretação também não é simples. Esta criança realmente existia?

Para fins de enredo, é impossível confirmar. Mas para o espectador, pelo menos é assim que se entende: a menina é um símbolo, uma ideia de que as novas gerações, depois de sobreviver neste mundo de níveis horríveis, podem mudar o mundo.

A criança é, portanto, “a mensagem”.

Haverá uma sequência?

O Digital Spy sugeriu que uma sequência poderia ser feita com “um novo protagonista encontrando seu caminho através do mundo louco do poço.” Na verdade, esse pode ser um dos centenas de caminhos que um novo filme poderia tomar.

E se a menina existe e chega à administração? Bem, uma sequência também pode continuar esta história.

Outra ideia que tem ganhado grande força em diferentes fóruns de discussão é que “o Poço”, ou seja, o lugar onde se dá a ação, é um ensaio de uma sociedade que faz experiências com seres humanos. Outros sugerem que um prelúdio poderia explicar como essa estrutura foi feita.

No entanto, a realidade é que o diretor Galder Gaztelu-Urrutia ainda não comentou sobre uma possível sequência. E por agora, você deve pensar na história como um filme sem sequência, até que a Netflix diga o contrário.

O Poço está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.