Filmes

É o fim de Velozes e Furiosos? Veja o que pode acontecer com a franquia

Embora a série principal supostamente termine com Velozes e Furiosos 10, a franquia poderá sobreviver depois disso. Assim como seu protagonista, Dominic “Dom” Toretto, os filmes de Velozes e Furiosos percorreram um longo caminho desde o começo humilde.

O que começou como um suspense de ação no estilo de Caçadores de Emoção sobre corridas de rua ilegais evoluiu para uma série de filmes de assalto e aventuras criminosas.

Além de ser uma máquina de ganhar dinheiro, a propriedade ganhou o respeito dos críticos por sua capacidade de combinar sequências de ação ridículas e descaradas, ainda que sinceras e com comoventes mensagens sobre família e fraternidade.

Porém, nada dura para sempre, e por anos o plano foi terminar os filmes centrais de Velozes e Furiosos com Velozes e Furiosos 10. O ator e produtor Vin Diesel confirmou esses planos recentemente em fevereiro, pouco antes de Velozes e Furiosos 9 ser adiado em abril devido à pandemia de coronavírus.

Além de indicar a possibilidade de Velozes e Furiosos 10 ser dividido em duas partes, ele também sugeriu o futuro da propriedade maior, dizendo “seria bom para este mundo continuar nas próximas gerações”.

Com a história de Dominic Toretto terminando, a franquia Velozes e Furiosos já está mudando seu foco para derivados. O primeiro filme, Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw, chegou aos cinemas em 2019, com Dwayne Johnson e Jason Statham reprisando seus papeis como agente Luke Hobbs e o mercenário Deckard Shaw.

Diesel também confirmou que estão sendo feitos progressos no derivado de Velozes e Furiosos liderado por mulheres, com Lindsey Beer (Sierra Burgess é uma Loser), Geneva Robertson-Dworet (Capitã Marvel) e Nicole Perlman (Guardiões da Galáxia), todas envolvidas como escritoras. Ele sugeriu outros derivados, mas ainda não compartilhou nenhuma informação sobre o que eles implicariam.

Futuro da franquia

Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw foi elogiado por suas cenas de ação e pela química entre os protagonistas, mas criticado por estar com pressa de montar toda uma sub-franquia com Johnson e Statham. Também foi visto como outro passo longe das origens da série, como uma saga sobre bandidos se unindo através das barreiras da raça e da cultura, e não de um jeito bom.

Ainda assim, foi um grande sucesso de bilheteria e, desde então, Johnson confirmou que o desenvolvimento de Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw 2 está bem encaminhado. The Rock ainda deu a entender seu retorno aos filmes principais com Velozes e Furiosos 10, tendo (pelo menos em público) enterrado o desentendimento com Diesel após seu confronto muito divulgado durante a produção de Velozes e Furiosos 8.

Por enquanto, não está claro quando o derivado liderado por mulheres será lançado em relação a Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw 2 e Velozes e Furiosos 10. Existem várias personagens estabelecidas nas quais o filme poderia se concentrar, incluindo Letty (Michelle Rodriguez) e Mia (Jordana Brewster), juntamente com rostos mais recentes, como Ramsey (Nathalie Emmanuel).

Houve até discussões sobre um derivado centrado em Charlize Theron como Cipher, após sua introdução em Velozes e Furiosos 8 e retorno em Velozes e Furiosos 9. No entanto, não está claro se isso aconteceria com o derivado focado em mulheres ou um filme independente.

A questão é se a propriedade pode continuar prosperando após Velozes e Furiosos 10 sem a equipe principal formada na última década (incluindo Dom, Letty, Roman, Mia, Tej e Ramsey). Velozes e Furiosos 8 já levantou dúvidas sobre a capacidade da série de continuar depois da aposentadoria do personagem de Paul Walker, Brian O’Connor, no final de Velozes e Furiosos 7, e há um risco de que a fadiga da franquia comece a se instalar.

Da mesma forma, Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw lançou as bases para uma nova equipe de Velozes e Furiosos ocupar o centro do palco em sua sequência, mas há um risco de que o público não responda a eles da maneira que fizeram com a família extensa de Dom. Por esses motivos, provavelmente é melhor que as mentes por trás da franquia levem as coisas à frente com muito cuidado.

Velozes e Furiosos 9 chegará aos cinemas em abril de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.