Filmes

Frozen 2 tem erro que só a ciência foi capaz de encontrar

Frozen 2 fez o maior sucesso ao continuar a história de um dos filmes contemporâneos mais icônicos da Disney. A sequência mudou o cenário, e trocou Arendelle pela Floresta Encantada.

No filme, Elsa descobre a verdade por trás de seus poderes, o que traz grandes consequências para a protagonista e seu reino.

Além de desenvolver melhor a história de Elsa e Anna, Frozen 2 introduz novos conceitos, como o do Rio da Memória.

Confira abaixo tudo sobre o Ahtohallan e sua inspiração científica!

Rio ou geleira?

Quem cantava para Elsa o tempo todo em Frozen 2? Na época da exibição do filme, fãs criaram duas teorias diferentes.

A primeira afirma que Elsa ouviu sua própria voz, ou a voz de seu próprio espírito. Cada elemento em Frozen 2 é identificado por uma criatura em especial, e o Quinto Elemental é o espírito de Elsa. 

Com seus poderes espirituais, o inconsciente de Elsa estaria usando a canção para fazê-la aceitar seu papel no ciclo da natureza.

Já a segunda afirma que, como Ahtohallan é o “rio da memória”, o canto na verdade era uma lembrança da infância de Elsa. A personagem estaria ouvindo a canção de sua mãe Iduna, cristalizada como memória e trazida de volta como uma espécie de eco.

Mas afinal de contas, o que exatamente é o Ahtohallan?

De acordo com um documentário especial sobre a produção de Frozen 2, o Ahtohallan foi chamado de “Rio da Memória” mesmo sendo uma geleira. O motivo da escolha foi a comunalidade entre as duas formações naturais.

Geleiras e rios guardam uma grande quantidade de água doce, e as duas formações possuem grandes potencialidades de movimento. 

A geleira, em especial, causa um grande impacto no terreno em que está localizada. 

Além disso, o Ahtohallan representa a passagem de tempo e o desenvolvimento das estações, o que se relaciona completamente com a trama de Frozen 2.

Com isso, o Rio contrasta com a Floresta Encantada, que também simboliza os poderes da natureza de outra maneira.

No geral, parece ser estranho chamar o Ahtohallan de Rio, sendo que ele é uma geleira. No entanto, a explicação faz sentido com a trama do longa.

Frozen 2 já está disponível em plataformas digitais.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.