Ben Affleck está confirmado para retornar ao papel de Batman em Flash, onde ele pode entregar seu título no DCEU para o Flash.

A DC tem grandes planos para o futuro, com O Esquadrão Suicida e Batman trazendo algumas mudanças e a introdução do multiverso da DC no filme do Flash de 2022.

Agora, foi confirmado que Ben Affleck se tornará o Batman mais uma vez para Flash, permitindo que a DC dê à versão do ator do Cavaleiro das Trevas uma despedida adequada após o decepcionante Liga da Justiça.


Comandado pelo diretor de It: A Coisa e It: Capítulo Dois, Andy Muschietti, o filme do Flash está se preparando para ser uma entrada seminal no cânone do DCEU.

Junto com o retorno de Batman de Affleck, o filme também contará com Michael Keaton, que deve reprisar seu papel como Batman dos filmes originais de Tim Burton.

Flash também parece pronto para unir todo o multiverso do cinema da DC pela primeira vez, tornando cada filme da DC – do passado, do presente e do futuro – parte do mesmo multiverso unificado.

Mesmo entre esses desenvolvimentos monumentais, não há dúvida de que o retorno do consistentemente divisivo Batman de Ben Affleck será um grande ponto de discussão.

Existem teorias de que o filme mostrará o Cavaleiro das Trevas de Affleck sendo morto, o que aparentemente abriria caminho para uma nova era do DCEU e poderia significar que o Flash de Ezra Miller se tornaria uma espécie de substituto para Batman.

Quando a notícia do retorno de Affleck ao papel de Batman no filme do Flash surgiu, Muschietti deixou claras as semelhanças entre os dois personagens, apontando que tanto Bruce Wayne de Affleck quanto Barry Allen de Miller “perderam suas mães para assassinato”.

Flash vai adaptar o enredo Ponto de Ignição dos quadrinhos, onde Barry Allen tenta viajar no tempo para salvar a vida de sua mãe, chegando inadvertidamente a uma realidade alternativa. É claro que Batman perdeu seus pais quando criança em um assalto em um beco.

Esta experiência compartilhada parece ser uma grande parte do filme do Flash e sugere uma possível passagem da tocha do Batman de Affleck para o Flash de Miller.

Complicada substituição

A entrega do título em Flash provavelmente fará com que Allen se torne uma espécie de substituto temático para Wayne de Affleck dentro do DCEU daqui para frente.

Muschietti falou sobre como a relação entre os dois personagens vai “trazer um nível emocional que não vimos antes”, não apenas sugerindo uma ligação séria de irmãos no filme, mas também soando como se Bruce Wayne pudesse não sobreviver a esse longa em particular.

Se o Batman de Affleck, que provavelmente assumirá uma espécie de papel de mentor no filme, não sair de Flash vivo, a Warner Bros. terá a oportunidade perfeita para dar ao Flash de Miller a profundidade necessária, trazendo suas experiências emocionais para a vanguarda – essencialmente usando-o para preencher uma lacuna temática que logo poderia ser deixada pela suposta saída de Affleck.

Quer o Batman de Ben Affleck viva ou morra, parece provável que ele não usará a capa e o capuz depois do filme do Flash – que apresentará várias versões de personagens da DC.

Em vez de deixá-lo morrer com o anticlímax que foi Liga da Justiça e as lutas nos bastidores que o fizeram desistir de seu filme solo do Batman, trazê-lo de volta para uma última aventura lhe permitiria sair com dignidade enquanto abre espaço para um novo tipo de DCEU daqui para frente.

Enquanto isso, Barry Allen de Miller permaneceu como um personagem um tanto desanimador no DCEU até agora, com alguns fãs até mesmo achando seu comportamento perspicaz irritante.

Dar ao personagem alguma profundidade emocional e posicioná-lo como um substituto temático para Batman ajudará em muito a legitimar o super-herói.

Claro, daqui para frente, Robert Pattinson parece destinado a ser o Batman principal para o DCEU – embora ele seja uma das três versões do Batman.

Mas enquanto o Cavaleiro das Trevas de Pattinson parece destinado a existir em seu universo noir isolado (pelo menos por agora), o filme do Flash, em vez de substituir o Batman original do DCEU por uma nova versão, parece estar se preparando para substituí-lo pelo próprio Flash – pelo menos tematicamente.

Flash chegará aos cinemas em junho de 2022.