Filmes

Homem de Ferro impediu [SPOILER] de ser herói em Vingadores: Ultimato; veja o motivo

Tony Stark, conhecido como Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), impediu Thor (Chris Hemsworth) de fazer o primeiro estalo após o Assalto no Tempo em Vingadores: Ultimato – por causa da mentalidade de Thor na época.

Cinco anos após sua perda para Thanos (Josh Brolin) e a destruição das Joias do Infinito, os heróis do MCU restantes se uniram novamente quando a ideia do Assalto no Tempo surgiu graças a Scott Lang/Homem-Formiga (Paul Rudd). A missão complicada exigia que eles viajassem de volta para diferentes pontos na história do MCU para coletar as Joias do Infinito antes que o Titã Louco as pegasse.

Apesar de alguns confusões ao longo do caminho, eles tiveram sucesso em proteger os cristais, dando-lhes a oportunidade de trazer de volta aqueles que foram destruídos pela dizimação do vilão em Vingadores: Guerra Infinita.

Usando a manopla nano-tecnológica de Stark, Professor Hulk (Mark Ruffalo) empunhou o poder de todas as seis Joias do Infinito e trouxe de volta as vítimas do estalo de Thanos. Antes da decisão coletiva de deixar o monstro verde vestir a luva de metal, houve uma breve comoção entre os heróis.

Thor insistiu que queria fazer o estalo e implorou a seus colegas que permitissem que ele fizesse para que ele pudesse contribuir para a causa. No entanto, eles decidiram coletivamente que o Deus do Trovão não era adequado para o trabalho.

Sendo um semideus, Thor é capaz de usar todas as seis Joias do Infinito ao mesmo tempo, talvez até mais do que o Hulk. Mesmo que ele tenha ganhado peso nos cinco anos desde que ele decapitou cruelmente Thanos no jardim depois de saber que ele destruiu todas as Joias, ele ainda é fisicamente forte.

Isso é evidenciado pela maneira como ele participou da batalha final de Vingadores: Ultimato. Tony foi particularmente inflexível em não permitir que Thor fizesse isso, mas em vez de simplesmente pensar no bem-estar de seu companheiro Vingador, há uma razão mais profunda pela qual ele não queria que o Deus do Trovão o fizesse.

O real motivo

Tony inicialmente se recusou a se envolver no Assalto no Tempo – não porque ele duvidasse que pudesse funcionar, mas porque ele não queria arriscar perder a vida que construiu nos últimos cinco anos. Isso faz sentido, considerando que esta foi a única vez que ele realmente teve uma aparência de uma dinâmica familiar normal, considerando seu relacionamento tumultuado com seu pai, Howard Stark (John Slattery), enquanto crescia.

Tony sabia que para garantir seu futuro com sua esposa, Pepper Potts (Gwyneth Paltrow), e filha, Morgan (Lexi Rabe), deveria haver uma diretriz clara para as Joias do Infinito com o que o portador deseja que aconteça. Do jeito que está, agarrar ou qualquer outro ato físico não ativa o poder das Joias do Infinito – é a mente que comanda o que as Joias fazem.

Então, embora Thor seja fisicamente capaz de exercer o poder de todos os cristais elementais, ele não estava com a melhor mentalidade para enviar-lhes instruções claras sobre o que precisava acontecer.

Ao longo do filme, ele estava instável, passando por colapsos emocionais de vez em quando, enquanto continuava a lutar contra sua falha catastrófica em parar Thanos em Vingadores: Guerra Infinita. Sabendo uma coisa ou duas sobre problemas de saúde mental, tendo sofrido de estresse pós-traumático após a Batalha de Nova York, Tony não queria que Thor potencialmente bagunçasse o que poderia ser sua única chance de usar as Joias do Infinito.

Esta é também a razão pela qual Tony deu a Professor Hulk um lembrete final antes que este último colocasse a manopla, dizendo: “Você se lembra, todo mundo que Thanos apagou cinco anos atrás, vamos trazê-los de volta agora, hoje. Não mude nada nos últimos cinco anos.”

Ironicamente, antes de Vingadores: Ultimato, Thor teria sido a escolha unânime dos heróis para fazer o segundo estalo, já que ele estava fisicamente e mentalmente preparado para realizar o trabalho. Sem o intervalo de cinco anos que permitiu a Bruce Banner fundir suas duas personalidades diferentes em Professor Hulk, eles teriam ficado presos a um monstro verde com raiva e pouco inteligente.

Diante disso, não há nenhuma maneira de qualquer outro Vingador querer que ele coloque a manopla de Stark, especialmente dado o quão longe eles foram para adquirir as Joias do Infinito.

No Brasil, Vingadores: Ultimato, da Marvel, está disponível no Amazon Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.