Com a pandemia do novo coronavírus, todos os estúdios de cinema tiveram de alterar seus calendários de lançamentos, seja pela interrupção das produções, ou pelo fechamento dos cinemas em si. A Marvel não foi exceção e Viúva Negra pode ser um dos afetados de forma mais significativa.

O serviço de VOD Movies Anywhere agora listou Viúva Negra no seu site, indicando um lançamento digital do filme, ao invés de nos cinemas, como era o previsto. O fato foi noticiado pelo MCU Cosmic e pode indicar que a Marvel seguirá a estratégia utilizada em Mulan.

Para quem não sabe, Mulan vai estrear, nos EUA, diretamente no Disney+. O assinante precisará pagar 30 dólares (além do preço da assinatura mensal do serviço) para assistir o filme. Um tanto caro, mas a Disney parece otimista.


O CEO da Disney, Bob Chapek disse que o caso de Mulan seria único, mas existe a possibilidade do filme estar sendo usado como cobaia, para ver a receptividade dos espectadores. Um lançamento digital, é claro, economiza fortunas em logística e até marketing.

Naturalmente que a possibilidade de Viúva Negra ser lançada em streaming diretamente começou a ser debatida pelos fãs logo com o anúncio que Mulan seguiria por tal caminho.

Os fãs reagem

No Reddit, os fãs debatem o assunto, com uns dizendo que gastariam 30 dólares para ver Viúva Negra. Alguns dizem que 30 dólares é até bem mais barato que uma noite com a família no cinema, visto que pais e mães precisam gastar por volta de US$ 100 para levar os filhos.

“Não é tão insano ou ganancioso. Você pode assistir com sua esposa e filhos, ou seja lá quem estiver em sua casa. O preço médio de ingressos nos EUA é de 9,16 dólares, então é equivalente a comprar 3,3 ingressos para ver um lançamento exclusivo uma vez nos cinemas”, escreveu um fã.

Outra pessoa apontou que a Disney pode não ter muita escolha.

“Com a COVID não desaparecendo tão cedo, acho que é inevitável que Viúva Negra siga o mesmo caminho de Mulan – não tenho problemas em pagar 30 dólares para ver, visto que nossa família de quatro pessoas teria pagado mais de 60 dólares para ver no cinema”.

Por outro lado, alguns fãs argumentam que 30 dólares é caro demais para pagar por um aluguel de filme em casa, que geralmente custa 6 dólares. Mesmo vídeos exclusivos VOD custam 20 dólares geralmente.

“Eu realmente não consigo imaginar pagar mais de 5 dólares por um aluguel de filme em casa, muito menos em uma plataforma para assinantes. Trinta dólares é o preço de uma ida cara ao cinema. Isso é só pedir por pirataria”, escreveu outro fã.

De fato, trata-se de um preço abusivo se levarmos em conta que estamos falando de uma plataforma paga e que o filme será visto em casa, sem toda a estrutura de uma sala de cinema.

Resta aguardar para saber qual será a posição da Disney. Por enquanto, Viúva Negra está previsto para chegar aos cinemas em outubro.