Alerta de spoilers!

Sol da Meia-Noite pode recontar os eventos de Crepúsculo sob ponto de vista de Edward, vivido por Robert Pattinson nos filmes, mas também traz muitos novos detalhes sobre a trama do livro original.

Uma dessas revelações é bem chocante para os fãs da saga: Edward sabia o tempo todo que Bella se tornaria vampira no fim da história.

Sol da Meia-Noite explora bastante a relação de Edward com seus irmãos, incluindo Alice, que consegue prever o futuro com suas visões.


Quando Edward conhece Bella, a irmã do vampiro acaba tendo visões sobre a garota e, como Edward é capaz de ler mentes, ele acaba tendo acesso a essas visões do futuro e seus diferentes rumos.

Um desses possíveis futuros mostra Edward matando Bella, enquanto outro revela que ela acaba tornando-se vampira.

Manipulação

Juntos, Alice e Edward trabalham para escolher o melhor futuro – por exemplo, levar Bella para o bosque anula o futuro em que ele mata Bella – mas deixa aberta a possibilidade dela se transformar em vampira.

Vale lembrar que, ao longo da saga Crepúsculo, Edward tenta ao máximo adiar a transformação de Bella – isso agora ganha um novo significado. Pode ser que ele estivesse adiando isso para o momento certo, a fim de alcançar o melhor futuro com sua amada.

Isso, contudo, torna toda a história consideravelmente mais problemática, visto que Edward basicamente manipulou Bella o tempo todo para conseguir o que quer.

Em outras palavras, o relacionamento deles, que já poderia se enquadrar como algo abusivo de várias formas, torna-se ainda mais controverso, afinal, Bella teve alguma escolha desde o momento que conheceu o vampiro?

Tendo em vista o público alvo dos livros, é preocupante que a obra lide com certa naturalidade com tais questões, sem problematizar esses pontos.

Em todo caso, Sol da Meia-Noite, novo livro da saga Crepúsculo, já está à venda nas livrarias.