Homem-Formiga revelou que Janet van Dyne ficou presa no Reino Quântico por anos, e ela foi finalmente resgatada em Homem-Formiga e a Vespa – mas como ela sobreviveu lá por tanto tempo? Depois de estabelecer sua equipe principal de super-heróis com os Vingadores e apresentar muitos vilões na Terra, o MCU começou a explorar seu lado cósmico.

Homem-Formiga fez sua parte introduzindo o Reino Quântico, uma dimensão no multiverso que só pode ser acessada por meio de métodos muito específicos (e complexos).

Dirigido por Peyton Reed, Homem-Formiga segue o mestre ladrão Scott Lang (Paul Rudd), que participa dos experimentos de Hank Pym (Michael Douglas) envolvendo um traje que dá ao usuário a capacidade de diminuir em escala, mas aumentar em força. Pym revelou que sua esposa, Janet van Dyne, desapareceu no Reino Quântico depois de se tornar subatômica durante uma missão para desativar um míssil nuclear soviético.


Pym foi finalmente capaz de resgatá-la em Homem-Formiga e a Vespa, e embora ela exibisse algumas habilidades interessantes adquiridas durante seu tempo no Reino Quântico, não foi explicado como ela sobreviveu lá por tanto tempo.

O Reino Quântico pode ser acessado por meio de energia mágica, transporte místico por meio de um Anel de Acesso (como o Doutor Estranho pode fazer) ou por encolhimento subatômico, que foi como Janet ficou presa lá em primeiro lugar.

Pouco se sabe sobre o Reino Quântico no MCU, mas uma de suas características mais importantes é que o espaço e o tempo parecem irrelevantes, como visto com Lang quando ele foi deixado lá por cinco anos após o estalo de Thanos, e também poderia ser usado para viagem no tempo, como visto em Vingadores: Ultimato.

Janet passou décadas no Reino Quântico e, além de alguns superpoderes (como manipulação de partículas quânticas, cura e emaranhamento), ela saiu ilesa quando voltou, o que fez os fãs questionarem como ela conseguiu sobreviver lá, e eles acreditam que a resposta pode estar nos quadrinhos.

O que dizem os quadrinhos

No material de origem, o Reino Quântico é conhecido como Microverso e é formado por muitas dimensões diferentes. O Microverso é a casa dos Micronautas, uma equipe de super-heróis, e Vespa também ficou presa lá durante a Invasão Secreta.

O Marvel Studios não pode usar o nome “Microverso” devido aos direitos pertencentes à Paramount, mas eles podem usar o conceito dele.

Levando tudo isso em consideração, Janet poderia ter encontrado uma civilização dentro do Reino Quântico, que lhe forneceu sustento, um lugar para viver e qualquer outra coisa que ela pudesse ter precisado (embora alguns argumentem que devido ao seu encolhimento a um nível subatômico, ela não precisaria de comida ou qualquer coisa para sobreviver).

Isso também explicaria por que ela também estava mentalmente ilesa e não mostrava sinais de instabilidade ou insanidade, já que ela não estava sozinha e foi ensinada a viver no Reino Quântico.

Claro, a Marvel deixou isso intencionalmente sem resposta, pois há muito a explorar e aprender sobre o Reino Quântico dentro do MCU, e certamente será um tópico importante para abordar em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Homem-Formiga 3, mas dado que Janet não mostrou sinais de danos ao retornar, pode ser seguro assumir (por agora, pelo menos) que ela recebeu ajuda enquanto estava no Reino Quântico, embora exatamente de quem permanecerá um mistério.

Homem-Formiga 3 está em desenvolvimento na Marvel. Ainda não há data de lançamento.