Filmes

Velozes e Furiosos acaba com grande dúvida sobre personagens de Vin Diesel e Paul Walker

Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) correram várias vezes nos filmes de Velozes e Furiosos, mas os resultados nunca foram os mesmos. A dupla teve um relacionamento complicado na vida.

No primeiro Velozes e Furiosos (lançado em 2001), Brian era um policial disfarçado da polícia de Los Angeles que se infiltrou na equipe de sequestradores de caminhões e corredores de rua ilegais de Dom, apenas para permitir que ele escapasse no final. Eles se cruzaram novamente em Velozes e Furiosos 4, de 2009, com Brian agora um agente do FBI e Dom ainda um fugitivo.

Dessa vez, os dois se uniram para derrubar um traficante cruel e Brian mais uma vez deu a Dom a chance de escapar de ser capturado pelas autoridades, apenas para ele recusar.

Depois disso, Brian e a irmã de Dom, Mia (Jordana Brewster), libertaram Dom a caminho da prisão e o trio fugiu em Velozes e Furiosos 5, escapando para o Brasil e (com a ajuda de alguns velhos amigos) fazendo um assalto bem-sucedido contra um homem de negócios poderoso e corrupto.

Finalmente, em Velozes e Furiosos 6, Dom, Brian e Mia receberam um perdão oficial por seus muitos crimes em troca de derrotar um grupo de mercenários, permitindo que eles voltassem para casa finalmente.

É claro que, entre criminosos flagrantes e brigas com a lei, Dom e Brian conseguiram competir em algumas corridas de carros.

Em Velozes e Furiosos, Dom e Brian correm duas vezes; primeiro, como parte de uma corrida comum de rua (que Dom vence), e uma segunda vez quando Brian está perseguindo Dom e eles se envolvem em uma corrida de arrancada individual (que termina em um empate… no entanto, Dom bate em um caminhão logo depois, então é tecnicamente mais uma vitória para Brian).

A dupla enfrenta novamente em Velozes e Furiosos 4 em uma corrida para ganhar uma vaga em uma equipe de traficantes de drogas, que Dom vence por “trapacear” e bater no carro de Brian enquanto ele está no nitro, deixando-o fora de controle.

Depois disso, em Velozes e Furiosos 5, Dom e Brian correm contra Roman (Tyrese Gibson) e Han (Sung Kang) depois de apostar um milhão de dólares em seu roubo, apenas para Dom deixar Brian vencer, não querendo tirar dinheiro de Brian e Mia (que está esperando seu primeiro filho).

Quem foi o maior vencedor?

Finalmente, no final de Velozes e Furiosos 5, Brian desafia Dom para uma corrida sem riscos para finalmente provar quem é o melhor piloto… o que nunca vemos. Velozes e Furiosos 6 começa com a dupla dirigindo no que parece ser a corrida, apenas para revelar que os dois estão realmente correndo para chegar a tempo de Mia dar à luz.

Brian tecnicamente vence a corrida para chegar lá primeiro, e é a última vez que vemos ele e Dom competindo assim na tela.

Derrotar Dom tinha sido motivo de orgulho para Brian até aquele momento, mas ao fazê-lo em uma corrida por algo verdadeiramente importante (estar presente no nascimento de seu filho), o filme é capaz de mostrar como Brian amadureceu e está pronto para deixar para trás sua antiga vida de violência.

Isso prepara o palco para seu arco durante Velozes e Furiosos 7, onde ele admite para Dom e Mia que “sente falta das balas” e se esforça para abandonar o estilo de vida que costumava levar.

Apesar da trágica morte de Walker no meio da produção de Velozes e Furiosos 7, o filme conseguiu dar a Brian uma despedida, mostrando-o se estabelecendo em sua vida com Mia e seus filhos, antes que ele “corresse” com Dom uma última vez pela pura alegria de dirigir um ao lado do outro.

De várias maneiras, as corridas de Dom e Brian refletem a trajetória de seu relacionamento e a maneira como evoluiu de uma rivalidade para uma irmandade ao longo dos filmes de Velozes e Furiosos. Pela mesma razão, é apropriado que os filmes ainda não tenham revelado o vencedor de seu confronto sem apostas; no final, vencer não importava mais para eles.

Velozes e Furiosos 9 chegará aos cinemas em abril de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.