Filmes

Vingadores: Ultimato fez grande mudança na Marvel e fãs não notaram

A introdução dos Acordos de Sokovia em Capitão América: Guerra Civil fragmentou os Vingadores, colocando amigos uns contra os outros e, pelo menos parcialmente, contribuindo para a incapacidade da equipe de parar Thanos em Vingadores: Guerra Infinita.

No entanto, embora o acordo internacional pareça ser uma parte importante do futuro do MCU, sua ausência em filmes recentes tornou-se difícil de ignorar.

Conforme foram escritos, os Acordos rastreavam e regulamentavam as ações de indivíduos aprimorados, exigindo que eles recebessem autorização de um painel das Nações Unidas antes de intervir em qualquer situação em desenvolvimento.

Enquanto heróis como o Homem de Ferro acreditavam que essas limitações eram necessárias para manter a responsabilidade, outros como o Capitão América pensavam que a política e a burocracia resultantes impediriam os Vingadores de salvar vidas.

Quando os regulamentos entraram em vigor, Capitão América discordou deles protegendo unilateralmente Bucky, um assassino procurado, e mais tarde libertando ilegalmente alguns dos Vingadores da prisão Balsa.

Embora Bucky mais tarde tenha sido provado inocente e o público saiba que os Vingadores estão tipicamente do lado do bem, isso não muda o fato de que Steve Rogers, e todos aqueles que apoiaram ele, violaram a lei e se tornaram fugitivos.

Para onde foram os Acordos?

Vários anos depois, durante os eventos de Vingadores: Guerra Infinita, Capitão América, Viúva Negra e Falcão se escondem no exterior antes de salvar Wanda e Visão, que também estão vivendo no exílio, da Ordem Negra.

Quando eles retornam ao complexo dos Vingadores para se encontrar com Rhodey, o General Thunderbolt Ross invoca os Acordos para obrigar o coronel a prendê-los, mas ele se recusa a fazê-lo.

Isso prova que, pelo menos na época de Vingadores: Guerra Infinita, os Acordos ainda tinham peso.

Isso parece mudar na época de Vingadores: Ultimato. Cinco anos se passaram entre o Estalo e a descoberta de Tony sobre a viagem no tempo, e parece que a vida voltou ao normal.

Steve mora abertamente nos Estados Unidos e trabalha como líder de um grupo de apoio. Ao mesmo tempo, Natasha Romanoff trabalha como líder dos Vingadores restantes, atuando como representante em reuniões com vários membros terrestres e cósmicos.

Nenhum dos dois parece ter enfrentado quaisquer repercussões jurídicas por suas ações anteriores. Se os Acordos são incapazes de punir dois heróis de alto perfil por violações claras, então pode ser justo questionar se o regulamento ainda tem algum efeito.

A falta de consequências significa que os Acordos ficaram para trás e o mundo em geral mais uma vez se viu sem qualquer proteção efetiva contra os excessos potenciais e danos colaterais de indivíduos com poderes.

A questão do status dos Acordos é ainda mais turva pela representação de alguns dos outros heróis na tela. O Hulk e o Thor estavam fora do planeta quando os Acordos entraram em vigor, mas estão vivendo na Terra na época de Vingadores: Ultimato.

No entanto, nenhum dos dois é retratado lutando contra o crime, então não está claro se eles se registraram ou se alguma vez tiveram que receber a aprovação do painel da ONU. O Homem-Formiga evita o FBI em Homem-Formiga e a Vespa, mas parece ser mais para evitar ser pego violando os termos de sua liberdade condicional do que seguir os Acordos.

O Homem-Aranha auxilia a SHIELD na batalha contra os Elementais em Homem-Aranha: Longe de Casa, mas como a agência trabalha para o governo dos Estados Unidos, é possível que ele tenha recebido permissão implícita para operar no exterior.

Claro, a explicação prática pode muito bem ser que os diretores e escritores da Marvel não foram capazes de incorporar efetivamente os Acordos às histórias que estavam tentando contar. Por outro lado, o MCU tem uma história sólida de manutenção da consistência interna em um mundo compartilhado cada vez mais complexo.

O suposto Mandarim foi o vilão de Homem de Ferro 3, mas ao invés de abandonar o conceito, o personagem e sua organização dos Dez Anéis serão trazidos de volta para Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. E o General Ross praticamente desapareceu da franquia por oito anos antes de ser trazido de volta como Secretário de Estado em Capitão América: Guerra Civil.

Portanto, os produtores e executivos da Marvel devem ter o benefício da dúvida. É difícil argumentar que não seria convincente explorar as falhas potenciais das regulamentações, que foram projetadas para ser um meio-termo, e como elas poderiam levar a reações ainda mais duras do público e a contramedidas mais extremas de funcionários eleitos.

Muitos podem estar com raiva por direito, por exemplo, que os Vingadores voluntariamente escolheram tentar salvar Visão em vez de simplesmente destruir a Joia do Infinito que o alimentava, permitindo assim que Thanos causasse o Estalo, traumatizando bilhões.

Essas tensões latentes e os confrontos resultantes seriam, sem dúvida, um solo fértil para as histórias futuras. O status e o legado dos Acordos são uma força motriz tão crucial para o futuro da franquia que devem ser abordados de uma forma ou de outra, potencialmente levando até o próximo conflito abrangente.

O próximo filme da Marvel a ser lançado nos cinemas é Viúva Negra. A estreia está marcada para outubro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.