A jovem atriz Nikita Pearl Waligwa morreu aos 15 anos em fevereiro de 2020, em Uganda. A menina era conhecida pelo filme Rainha de Katwe, de 2016. 

A produção é da Disney e contou com nomes no elenco como os de David Oyelowo, Lupita Nyong’o e Madina Nalwanga. A garota lutava contra um tumor no cérebro desde 2016. 

Nas redes sociais, na época do falecimento, a escola de Nikita, a Gayaza, fez uma publicação em homenagem a jovem, o que revelou ao mundo a morte dela.


“Você era amada por muitos e perdeu a batalha contra um tumor no cérebro tão jovem. Descanse em paz, querida”, diz a publicação. 

Homenagens em Hollywood

Após a morte dela, personalidades que estiveram em Rainha de Katwe fizeram homenagens para jovem artista.

Lupita Nyong’o usou o Instagram para relembrar Nikita, que conheceu no famoso filme.

“É com muita tristeza que eu publico sobre o falecimento de Nikita Waligwa, a doce, calorosa e talentosa garota que eu trabalhei no filme Rainha de Katwe. Ele viveu Gloria com muita vibração. Na vida real ela teve o enorme desafio de lutar contra um tumor no cérebro. Meus pensamentos e orações estão com a família e comunidade que devem dar adeus a ela. Que ela descanse em paz. Que possa fazer bem para alma dela”, escreveu a estrela. 

Na luta da atriz contra o tumor, a diretora do filme, Mira Nair, chegou a doar fundos para um hospital na Índia para conseguir tratar a doença de Nikita. Porém, o problema voltou em 2019.  

Rainha de Katwe conta a história de Phiona, uma garota da favela de Uganda que se interessa por xadrez. O longa mostra a evolução da criança em uma grande enxadrista. 

Confira as publicações citadas no post abaixo.