Filmes

Conheça a emocionante história real por trás de Rainha de Katwe

Rainha de Katwe, filme da Disney, é baseado na história real de Phiona Mutesi. Com apenas 24 anos, ela é conhecida como uma grande jogadora profissional de xadrez.

O longa aborda parte do caminho de Phiona até alcançar o sucesso. Tudo começa na vila dela, em Uganda, quando a jovem conheceu o professor Robert Katende.

Primeiro, os dois apenas se esbarraram. Depois, Phiona descobriu uma nova vida.

Por trás de Rainha de Katwe, há um significado ainda maior. Para People, o Katende da vida real (no filme, interpretado por David Oyelowo) já contou que quando levou o xadrez para vila de Phiona em 2005, ele queria ensinar mais do que um jogo.

“Era mais uma plataforma para me conectar com as crianças e tentar inspirá-las a terem coragem para seguirem a vida como no conceito do xadrez. Nos ensina a ter as habilidades que precisamos diariamente na vida”, comentou o professor.

Katende conta que o jogo dá foco, pensamento estratégico e a capacidade de tentar solucionar problemas.

Nessa mesma entrevista, Phiona também fez revelações. A enxadrista disse que não teve interesse imediato no jogo.

“Eu não tinha muito interesse”, comentou a profissional. Porém, Katende insistiu ao ver o talento da aluna.

A história da Rainha de Katwe

Como é mostrado em Rainha de Katwe, Phiona alcança grandes resultados de forma rápida. Aos 11 anos, ela era a campeã júnior de Uganda.

Com apenas 14 anos, por conta do desempenho nas Olimpíadas da modalidade, ela se tornou Candidata a Mestre. Assim, começou a viajar pelo mundo por conta da especialidade no xadrez.

“Quando comecei a ganhar torneios e os prêmios, comecei a gostar”, brincou a jogadora profissional. “Eu me senti bem. Sempre quando jogo parece que há algo comigo. É natural”, completou Phiona.

Rainha de Katwe aborda também a vida familiar da protagonista. É mostrado como o xadrez ajuda Phiona a melhorar as condições em casa.

Para a enxadrista, o filme da Disney carrega uma mensagem de esperança.

“Não é apenas para nós. Muitas outras pessoas se encontram em situações sem esperança e acho que o filme anima todo mundo, mostra que por mais que as coisas não estejam indo bem, sempre existe um caminho, você apenas tem que aguentar e ter esperança”, disse Phiona.

Rainha de Katwe tem Lupita Nyong’o no elenco. A direção é de Mira Nair.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.