Ron Cobb, o designer que ajudou a criar os mundos Alien, Conan, De Volta para o Futuro, E.T.: O Extra-Terrestre e Star Wars, faleceu aos 83 anos.

Cobb morreu na segunda-feira, dia 21 de setembro de 2020, no seu aniversário, em razão de demência de corpos de Lewy. SUa esposa, Robin Love, confirmou a notícia (via THR).

Cobb criou várias criaturas do Star Wars original e criou as armas e acessórios de Conan, O Bárbaro, com Arnold Schwarzenegger.


Além disso, ele desenvolveu o interior e o exterior da nave Nostromo de Alien – O Oitavo Passageiro, a colônia humana em Aliens: O Resgate e a máquina do tempo DeLorean em De Volta para o Futuro.

Como designer, ele também desenvolveu os tanques e capacetes de O Segredo do Abismo, o interior da nave-mãe de Encontros Imediatos do Terceiro Grau e os veículos de O Último Guerreiro das Estrelas.

Legado

Durante seu trabalho em Conan, O Bárbaro, Ron Cobb conheceu Steven Spielberg, que trabalhava por perto, na Universal, em Os Caçadores da Arca Perdida.

Para De Volta para o Futuro, Spielberg, produtor do filme, perguntou a Cobb como ele transformaria o DeLorean em uma máquina do tempo.

O designer sugeriu que fizessem parecer como se tivesse sido feito em casa, algo que acabou sendo feito no filme.

Além disso, Cobb sugeriu que o sangue do alien fosse ácido, resolvendo um possível furo no roteiro, de por que a tripulação da nave simplesmente não atirava ou mutilava a criatura.

Com isso, ele foi instrumental na criação de inúmeros elementos da cultura pop, eternizando seu nome na História do Cinema.