Filmes

Grease 2 quase estraga final do filme original

O plano original de Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram teria arruinado o final mágico de Grease: Nos Tempos da Brilhantina. A sequência foi lançada em 1982 e estrelou Michelle Pfeiffer e Maxwell Caulfield como um segundo casal de amantes infelizes divididos por seus grupos sociais.

Stephanie de Pfeiffer é uma Pink Lady, destinada a ficar com um T-Bird, enquanto Michael de Caulfield é um estudante de intercâmbio inglês que quer entrar no grupo.

Se soa como uma cópia de Grease: Nos Tempos da Brilhantina, é provável que seja, mas os planos originais teriam aproximado o filme ainda mais de seu antecessor.

Lançado em 1978, Grease: Nos Tempos da Brilhantina teve o tipo de apelo cult que apenas fenômenos cinematográficos musicais verdadeiros – como The Rocky Horror Picture Show e A Noviça Rebelde – podem administrar.

Estrelando os estreantes (pelo menos no cinema) Olivia Newton-John e John Travolta depois de seus primeiros passos na carreira musical, a adaptação do atrevido musical da Broadway foi um sucesso instantâneo e só cresceu em popularidade desde então.

Em breve, um prelúdio intitulado Summer Lovin’ e uma série derivada da HBO, Rydell High, expandirão a franquia, mas já há uma sequência por aí.

Infelizmente, Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram foi uma bomba com crítica e matou os planos futuros da franquia por algumas décadas.

A história de produção de Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram é um conto de desventura que faz sua comparativa falta de sucesso parecer inevitável, em retrospectiva.

Tamanho foi o entusiasmo para capitalizar a popularidade do filme original que o roteiro não foi concluído no momento da filmagem e os planos mudaram no meio da filmagem.

Cenas importantes foram cortadas na sala de edição e mais ou menos no meio do filme, a personagem de apoio Frenchy simplesmente desaparece.

Poderia ter sido muito diferente, no entanto, e um dos planos iniciais do filme – uma participação especial de Sandy e Danny – teria desfeito a magia do final do original.

Final seria arruinado

Tem havido algum debate sobre o que o final de Grease: Nos Tempos da Brilhantina realmente significa, mas em termos mais simples, é sobre encontrar a si mesmo e reivindicar sua própria identidade, contra o pano de fundo nostálgico dos dias felizes do colégio.

A estranha cena final de realismo mágico que mostra Danny e Sandy voando no carro não é apenas um absurdo, é uma representação do jovem casal voando para um futuro desconhecido de sonhos e potencial.

Deve ser simbólico, mágico e otimista em relação aos últimos dias de escola levando a um mundo onde Sandy e Danny podem ser o que quiserem. Afinal, eles eram jovens e estavam apaixonados e o céu, literalmente, era o limite.

Então, quando Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram estava sendo planejado, a diretora Patricia Birch fez questão de trazer de volta o elenco do primeiro filme.

Personagens como Frenchy, Diretor McGee, Treinador Calhoun e Eugene estavam todos entre o elenco de retorno, mas Birch tinha alvos maiores no início: ela queria que Olivia Newton-John e John Travolta participassem.

Seu plano era que Travolta e Newton-John retornassem como Danny e Sandy, com o casal agora casado, administrando um posto de gasolina. Dificilmente seria o futuro glamouroso e otimista prometido pela sequência de voos no final de Grease: Nos Tempos da Brilhantina.

E aí está o problema. A mensagem final de Grease: Nos Tempos da Brilhantina muda o tom do filme para um final mágico e esperançoso que prepara o público para pensar em Danny e Sandy envolvidos em uma fantasia romântica e de grande escala.

Mas então Grease 2: Os Tempos da Brilhantina quase os fez cair de volta à mundanidade e mediocridade do mundo real, administrando um posto de gasolina juntos.

Esse dificilmente poderia ser o sonho de Danny, considerando que ele era um dançarino e um talentoso piloto e mecânico, nem de Sandy, dada a sua aptidão escolar implícita.

E o mais importante, Grease: Nos Tempos da Brilhantina termina com uma mensagem do Diretor McGee estabelecendo o sonho de um futuro no qual poderia haver Eleanor Roosevelts, Rosemary Clooneys, Joe DiMaggios, Presidentes Eisenhowers e Vice-Presidentes Nixons.

É irônico, mas mostrar na sequência que os dois personagens acabaram trabalhando em um posto de gasolina local mataria aquele otimismo. Portanto, foi ótimo que Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram tenha desistido de uma participação especial dos dois.

Como mencionado anteriormente, Grease: Nos Tempos da Brilhantina estreou em 1978, fazendo grande sucesso. Já Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram foi lançado em 1982 e não teve a mesma recepção do original.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.