Anos antes de Vingadores: Ultimato, o Homem de Ferro previu corretamente o destino final do Capitão América.

O filme de 2019 de Joe e Anthony Russo culminou na Saga do Infinito do MCU, mas também funcionou como a despedida para alguns dos heróis fundadores deste universo.

Isso inclui Steve Rogers, que se aposentou de suas funções como o Capitão América e passou o escudo para Sam Wilson/Falcão. Como um dos membros mais antigos dos Vingadores, Steve operava como Capitão América desde a Segunda Guerra Mundial.


Steve ficou congelado no gelo por quase sete décadas após os eventos de Capitão América: O Primeiro Vingador. Ele imediatamente voltou ao trabalho quando voltou.

Não foi um processo fácil para o super soldado se aclimatar ao mundo moderno; ele lutou para se acostumar com as mudanças ao seu redor. Isso resultou em confrontos com outros membros da equipe dos Vingadores, especificamente o Homem de Ferro.

Ao longo dos anos, o relacionamento do Capitão América e do Homem de Ferro passou por vários estágios.

Devido a suas diferenças de perspectiva, sem mencionar a história compartilhada com Howard Stark, eles inicialmente se mostraram céticos. Eles superaram isso depois de trabalharem juntos durante a Batalha de Nova York em Os Vingadores.

Eles diferiam no processo, na maior parte, mas Steve e Tony sempre estavam na mesma situação no que diz respeito a seus compromissos e responsabilidades como super-heróis.

Então, embora eles não fossem os melhores amigos um do outro, eles se tornaram bons amigos que genuinamente se preocupavam um com o outro. A certa altura, Tony até previu corretamente o destino final de Steve em Vingadores: Ultimato anos antes da chegada de Thanos: estabelecer-se e ter uma vida tranquila.

Correta previsão

Depois de derrotar Ultron em Vingadores: Era de Ultron, os seis heróis mais poderosos da Terra originais seguiram caminhos separados. Thor foi em busca das Joias do Infinito, enquanto o Capitão América e o Homem de Ferro se despediram.

Nesse ponto, o plano de Tony era se aposentar e viver tranquilamente com Pepper Potts – até mesmo pensando em copiar Clint Barton/Gavião Arqueiro e comprar uma fazenda.

Steve, por outro lado, estava empenhado em permanecer ativo com Natasha Romanoff/Viúva Negra enquanto eles preparavam o próximo grupo de Vingadores. Conforme Tony descreveu o tipo de vida que imaginou para si mesmo, Steve a chamou de “vida simples”.

Sabendo o que estava por vir para o super soldado, Tony ofereceu algumas palavras de encorajamento ao Capitão América, dizendo: “Você vai chegar lá um dia” – referindo-se a se aposentar do dever e ter a mesma oportunidade de viver uma vida familiar normal.

Nesse ponto, Steve estava cético em relação à ideia, talvez porque não fosse mais possível para ele ter isso com a única pessoa com quem ele queria compartilhar aquela vida: Peggy Carter.

No entanto, como o destino queria, ele teve a oportunidade de fazer exatamente isso no final de Vingadores: Ultimato.

Em Vingadores: Ultimato, Robert Downey Jr. e Chris Evans se despediram de seus papeis de Homem de Ferro e Capitão América, respectivamente.

No Brasil, Vingadores: Ultimato, da Marvel, está disponível no Amazon Prime Video.