O boneco animatrônico usado em Anaconda colocou o elenco e a equipe em perigo e quase matou Jennifer Lopez.

Seguindo o sucesso de Tubarão de Steven Spielberg e a subsequente ascensão da franquia Piranha, Anaconda tentou se tornar o próximo grande filme de terror baseado em um predador de vértice indescritível.

O filme teve um sucesso significativo de bilheteria, ganhou fama como um clássico e gerou quatro sequências de Anaconda – incluindo um crossover com a franquia Pânico no Lago centrada num crocodilo -, apesar de não ter atingido uma fração da aclamação da crítica que colocou Tubarão de Spielberg no hall da fama do cinema.


Anaconda segue uma equipe de documentários liderada pela diretora Terri Flores (Jennifer Lopez), que conhece o caçador de cobras Paul Serone (Jon Voight) enquanto procura por uma tribo indígena ao longo do Rio Amazonas.

No típico filme de terror de animais gigantes, duas sucuris gigantes começam a caçar a tripulação, um por um, até que Terri, Serone, o cinegrafista Danny Rich (Ice Cube) e o antropólogo Steven Cale (Eric Stoltz) acabam sendo os últimos sobreviventes.

Para sua surpresa, uma cobra ainda maior aparece, mas eles estão prontos para lutar por suas vidas.

Ainda mais assustador do que o próprio filme é a luta na vida real do elenco e da equipe com a cobra. Anaconda não contava com a tecnologia e o orçamento necessários para renderizar um modelo digital realista do animal do título para cada uma de suas aparições.

Então, dois bonecos animatrônicos gigantescos foram feitos em seu lugar. Um deles media cerca de 25 pés de comprimento e o outro tinha 40 pés de comprimento. Eles eram feitos de metal, carregados com fios e revestidos de borracha.

Como se trabalhar com esses monstros mecânicos já não fosse difícil, os complexos mecanismos das cobras decidiram falhar no meio da gravação, levando a cobra a atacar Jennifer Lopez de verdade.

Acidente quase fatal

Devido à natureza do cenário, que estava repleto de água e vegetação, era difícil para Jennifer Lopez escapar do boneco animatrônico, e ainda mais difícil para qualquer outra pessoa vir em seu auxílio se algo pior acontecesse.

Mais de uma tonelada de metal e fios chegaram perto de atingi-la ou, pior ainda, afogá-la ou eletrocutá-la. Felizmente, o único resultado do mau funcionamento do boneco são algumas cenas dos movimentos incrivelmente realistas da cobra, que acabaram entrando no filme.

Como personagem principal, Jennifer Lopez deu uma olhada mais de perto no monstro do título de Anaconda e acabou lutando contra ele, embora Ice Cube e o resto do elenco e equipe também tivessem uma ameaça muito real para ficar de olho.

Felizmente, as cobras colossais foram derrotadas, tanto dentro quanto fora da tela do cinema. Esses defeitos mecânicos eram mais comuns antes que o CGI assumisse o controle. Portanto, um incidente semelhante no vindouro remake de Anaconda está fora de questão.

Como mencionado anteriormente, um remake de Anaconda está em desenvolvimento. No entanto, ainda não existe data de lançamento.