Filmes

Matrix, mitologia e muito mais: Veja as inspirações de John Wick, com Keanu Reeves

John Wick introduz um universo bastante excêntrico, mas o que muitos fãs não sabem é que grande parte de seus elementos é inspirada na vida real. Vamos ver quais desses pontos do filme com Keanu Reeves tiveram como base a realidade.

A Ruska Roma existe na realidade e é fruto de uma política discriminatória russa. Na realidade, trata-se de um clã romani, de mais de 200 mil pessoas. O governo russo se recusa a dar passaportes a eles, então eles não podem deixar o país, e precisam viver em situações deploráveis.

No filme vemos isso, com a personagem de Anjelica Huston, que precisa traficar pessoa para fora do país.

O Hotel Continental, peça chave do universo de John Wick, por sua vez, foi baseado na aparente neutralidade da Suíça. Isso foi confirmado pelo próprio roteirista do filme, Derek Kolstad.

Já as operadoras do Continental foram inspiradas nas Suicide Girls, uma comunidade de modelos e performances que fogem do padrão de beleza, incluindo modelos plus size, com tatuagens, dentre outras características.

Ficção e realidade

A cúpula que domina todo esse mundo de assassinos em John Wick também tem suas conexões com a vida real. Esse modelo foi inspirado no feudalismo, com senhores feudais ditando as regras.

A cultura pop também teve forte influência em diversos aspectos de John Wick. O filme com Keanu Reeves é fortemente inspirado por clássicos de ação dos anos 1960 e 1970, como À Queima-Roupa. A cena dos espelhos de John Wick 2, por sua vez, foi inspirada por Operação Dragão, com Bruce Lee.

Matrix também teve sua influência em John Wick. O diretor Chad Stahelski trabalhou como dublê de Keanu Reeves na trilogia das irmãs Wachowski e já revelou que essa experiência o inspirou a construir o universo de John Wick.

Há diversas conexões mitológicas também. O personagem de Ian McShane, por exemplo, representa Hades, o que explica o personagem Charon no filme, que representa, claro, Caronte da mitologia grega.

Com isso, John Wick cria um universo bastante único, que será ainda mais expandido com John Wick 4, que está previsto para maio de 2022.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.