Alerta de spoilers!

Estou Pensando em Acabar com Tudo é o novo enigma em forma de filme de Charlie Kaufman e os assinantes da Netflix tentam decifrar diversos aspectos da obra desde seu lançamento na plataforma. Um desses aspectos é o que exatamente significa o seu título.

O filme começa a protagonista dizendo que está pensando em terminar com o seu namorado, Jake, já dando um sentido inicial ao título. Um sentido óbvio, por assim dizer.

Mas o longa aprofunda o significado ao revelar, na conclusão, que a frase se refere aos pensamentos suicidas de outro personagem.


Mas para entender completamente o significado do título, é preciso analisar a estrutura nada ortodoxa da narrativa, algo pelo qual Kaufman é bastante conhecido, já tendo trabalhado com cineastas como Spike Jonze e Michel Gondry.

Suas histórias tendem a focar na mente, a fim de examinar os próprios processos que constituem o pensamento e a memória, como visto em Quero Ser John Malkovich e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças.

Estou Pensando em Acabar com Tudo, de fato, inicialmente é disfarçado de um drama de relacionamento, antes de revelar ser algo totalmente diferente. Com isso, o filme começa com a protagonista identificada como Lucy, Louisa, Ames e outros nomes.

Na realidade, ela parte da imaginação do zelador da escola local e a forma como ele a idealiza explica o sentido melancólico por trás do título do filme.

Com a personagem sem nome definido expressando seu desejo de terminar com Jake, no início do filme, o que realmente acontece é que o zelador, sim, está pensando em acabar com tudo.

Assim sendo, desde o início do filme, esse término de relacionamento, na realidade é um desejo suicida do zelador, o que somente fica claro no fim do filme, mas que vem sendo deixado subentendido durante toda a obra.

Estou Pensando em Acabar com Tudo está disponível na Netflix.