Netflix

Segredo de atuação de Van Damme é enfim respondido

Que estilo de artes marciais Jean-Claude Van Damme pratica?

O ator de 59 anos, conhecido por aparecer em vários filmes de ação ao longo das décadas de 1980 e 1990, tem uma sólida formação em artes marciais, o que fica claro pelas sequências de luta em muitos de seus filmes.

A maioria dos filmes da estrela belga permitiu que mostrasse sua habilidade de luta, incluindo Morte Súbita, O Guardião do Tempo, Soldado Universal e Cyborg: O Dragão do Futuro.

No entanto, alguns de seus filmes são centrados em artes marciais, particularmente seu maior filme, O Grande Dragão Branco, onde interpretou Frank Dux, um lutador da vida real que supostamente participou de um torneio underground.

Van Damme também estrelou filmes que seguiram tramas semelhantes, como Desafio Mortal, Leão Branco – O Lutador sem Lei e Kickboxer – O Desafio do Dragão, que o mostraram interpretar artistas marciais competitivos que se envolveram em lutas acirradas com vários oponentes altamente qualificados.

Jean-Claude Van Damme praticou várias formas de artes marciais ao longo dos anos, mas sua base foi construída no caratê Shotokan, que ele começou a aprender aos 10 anos em uma escola de caratê em que seu pai o matriculou. Ele era faixa preta quando ele tinha 18 anos.

Em algum momento de sua adolescência, Van Damme desenvolveu um interesse em kickboxing e treinou nessa área também.

Começando no final dos anos 1970, Van Damme competiu em várias lutas de semicontato e total contato tanto no caratê quanto no kickboxing, e terminou com um recorde impressionante que consiste apenas em menos de um pequeno conjunto de derrotas.

Conhecimento de artes marciais

Depois de se tornar campeão de caratê na Europa, Van Damme abriu uma academia nos Estados Unidos, onde passou a praticar mais dois estilos de artes marciais, Taekwondo e Muay thai.

Taekwondo é um estilo de luta coreano associado a muitas técnicas poderosas de chute alto, enquanto o Muay thai é uma forma de kickboxing que se originou na Tailândia.

O treinamento de Van Damme em Muay thai estava em plena exibição em Kickboxer – O Desafio do Dragão, quando serviu como o estilo de luta usado por seu personagem.

A experiência de Van Damme com caratê, kickboxing, Taekwondo e Muay thai ajudaram o ator a criar um estilo de luta único e distinto que é facilmente reconhecido pelos fãs por seu foco em chutes giratórios, espacate, chutes circulares e muito mais.

Suas cenas de luta muitas vezes eram filmadas da maneira que melhor capturava seus talentos. É importante observar que ele continua com seu treinamento hoje, como ficou claro por algumas das aparições mais recentes de Van Damme em filmes.

Embora ele tenha evoluído para diferentes tipos de papeis, como interpretar o mestre das artes marciais em vez do aluno em Kickboxer – A Vingança Do Dragão, ele ainda obtém o maior faturamento em filmes de ação, bem como oportunidades de quebrar barreiras e liberar seus movimentos de artes marciais com seus oponentes.

O próximo filme de Jean-Claude Van Damme é The Last Mercenary, da Netflix. Ainda não existe data de lançamento.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.