Netflix

A sinistra e chocante verdade por trás de Pennywise em It: A Coisa

Baseado na obra de Stephen King, It: A Coisa é uma das sagas de terror mais bem sucedidas da atualidade, com seu segundo capítulo sendo considerado um dos melhores filmes de horror de 2019.

O longa estreou recentemente na Netflix, e em pleno mês de Halloween, se estabeleceu como o filme mais assistidos da plataforma.

O vilão do filme, Pennywise, será lembrado para frente como um dos palhaços mais assustadores da história do cinema. Embora o personagem tenha a habilidade de mudar de forma, seu visual de palhaço é com certeza o mais sinistro. 

Mas afinal de contas, por que tanta gente tem um medo (quase) irracional de palhaços? Confira abaixo o que a ciência tem a dizer sobre o tema!

Questão de percepção 

Existem alguns estudos clínicos importantes que tentam explicar a psicologia por trás do medo de palhaços. De acordo com uma pesquisa publicada pela Universidade de Sheffield, “palhaços são universalmente detestados por crianças, e algumas delas os consideram assustadores e misteriosos”.

De acordo com o estudo, a maioria das crianças teme os palhaços porque a maquiagem característica esconde a verdadeira forma de seus rostos. 

Potencialmente, o cérebro infantil pode interpretar a pintura como um “disfarce”, que esconde alguma ameaça. Além disso, é difícil para os pequenos interpretar as expressões faciais de pessoas de cara pintada.

Outro estudo, conduzido pela Universidade Estadual da Califórnia, concluiu que crianças pequenas são “muito reativas a um corpo familiar com um rosto diferente”. 

Crianças não gostam de disfarces. A característica pode ser observada não só na relação infantil com os palhaços, mas com qualquer pessoa familiar que muda abruptamente de visual.

Falando sobre Pennywise, o diretor Andy Muschietti falou sobre a razão do palhaço ser tão assustador. Segundo o cineasta, o vilão é bem sucedido em sua missão de assustar devido à sua imprevisibilidade.

“Pennywise faz coisas que não têm sentido nenhum, mas são assustadoras devido à sua estranheza”, afirmou Muschietti.

Resumindo, Pennywise é assustador pois a imprevisibilidade é assustadora. A própria existência do ser sobrenatural desafia as leis da estabilidade. Ele vai contra tudo que os personagens de It conhecem, e por isso consegue pegá-los de surpresa na maioria das vezes.

O fato do personagem assumir a forma de um palhaço não é um acidente. Ele é tão confiante como é perverso. Normalmente, quase se pensa em um serial killer ou assassino, se pensa em alguém que pode se disfarçar na sociedade, viver entre pessoas normais sem ser percebido e sem chamar a atenção.

Alguém tão tenebroso assumir um visual que ostensivamente chama a atenção, pode ser considerado o verdadeiro cúmulo da imprevisibilidade. 

It: A Coisa está disponível na Netflix. 

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.