Filmes

Fãs percebem só agora que ISSO não faz sentido em Vingadores: Ultimato

A Anciã não ajudando a impedir a invasão de Loki durante a Batalha dos Vingadores em Nova York não faz sentido. O Deus da Travessura era exatamente o tipo de ameaça da qual ela e os feiticeiros deveriam proteger a Terra.

Em 2012, Nick Fury foi finalmente forçado a reunir os heróis fundadores do MCU depois que o irmão adotivo de Thor fez sua mudança para dominar a Terra. Embora a equipe tenha derrotado Loki, apesar de um começo difícil, foi preciso muito esforço e uma experiência de quase morte para o Homem de Ferro.

Acontece que, enquanto os Vingadores estavam lutando arduamente para afastar o vilão e seu exército Chitauri, a então Feiticeira Suprema estava casualmente assistindo o desenrolar da batalha sem nenhuma intenção de ajudar ativamente de qualquer forma.

Quando Os Vingadores foi lançado, a existência da Anciã e dos Mestres das Artes Místicas ainda era desconhecida.

O Assalto no Tempo em Vingadores: Ultimato, que mostrou alguns heróis revisitarem a Batalha de Nova York, permitiu que o Marvel Studios estabelecesse retroativamente sua existência no MCU antes que sua presença fosse conhecida em Doutor Estranho.

O problema com isso, entretanto, é que também contradiz diretamente o que foi revelado sobre a responsabilidade primária dos feiticeiros no universo.

Grande incoerência

Conforme explicado pelo Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) em Thor: Ragnarok, ele está mantendo “uma lista de observação de indivíduos e seres de outros reinos que podem ser uma ameaça para este mundo” e, aparentemente, o Deus da Travessura era um deles.

Esta foi a razão pela qual, quando soube da presença do trapaceiro na Terra, ele rapidamente o prendeu em um vazio para se certificar de que não poderia causar nenhum estrago.

A única vez que ele tirou Loki da dimensão alternativa foi quando Thor veio buscar seu irmão. Considerando isso, não faz sentido que a Anciã opte por se esconder, mantendo o Sanctum Sanctorum seguro, mas nunca ajudando totalmente os Vingadores a conter o vilão quando ele estava prestes a assumir o controle do planeta.

Os Mestres de Artes Místicas liderados pela Anciã em 2012 foram encarregados de proteger a Terra de ameaças místicas e essa responsabilidade permaneceu a mesma anos depois, mas com o Doutor Estranho agora liderando o ataque.

Loki se encaixa perfeitamente na descrição dos seres que são alvo dos feiticeiros; além de sua habilidade de usar magia de várias maneiras, ele também possuía duas Joias do Infinito: Joia da Mente e Joia do Espaço. Já que a Anciã era a guardiã da Joia do Tempo, ela deveria saber o quão perigoso o vilão era naquele momento.

Diante disso, ela e seus subordinados deveriam ter sido compelidos a ajudar ativamente a derrotar o trapaceiro e seu exército Chitauri, mas em vez disso, ela decidiu ficar quieta e deixar os Vingadores recém-reunidos para lidar com o Deus da Travessura por conta própria.

Vingadores: Ultimato e vários outros filmes da Marvel estarão em breve disponíveis no Disney+, serviço de streaming que será lançado no Brasil em novembro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.